Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Valéria Francianne Mendes Meschiatti-
dc.contributor.authorSILVA, Marina Alves Lima da-
dc.contributor.otherCOSTA, Marcelo Carvalho-
dc.contributor.otherSARTORI, Elisiane-
dc.date.accessioned2024-12-05T17:01:38Z-
dc.date.available2024-12-05T17:01:38Z-
dc.date.issued2012-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Marina Alves Lima da. Análise do portfólio de materiais como estratégia competitiva para as empresas, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26664-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal analisar a influência do portfólio de materiais para a manutenção da competitividade empresarial. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, monografias, artigos e sites pertinentes ao assunto. Atualmente são diversas as tentativas dentro do ambiente corporativo de manter-se em evidência em seu mercado de atuação e internamente proporcionar melhor fluidez nos processos logísticos. A análise do portfólio de materiais permite o desenvolvimento de estratégias competitivas, pois visualiza a capacidade da empresa frente ao seu mercado de atuação, e permite uma atuação mais assertiva da empresa melhorando seus fluxos. O mundo globalizado impôs ao mercado uma reconhecida mudança de postura. Com o advento da globalização, o mundo passou a compartilhar informações e conhecimentos que, reconhecidamente, passaram integrar o modo de se administrar às diversas organizações. Todo esse avanço teve seu auge no aparecimento de uma forma de conhecimento que integra o planejamento estratégico. Além dessa importante contribuição trazida pelo processo de globalização, não podemos omitir que a ciência do planejamento estratégico tem o principio mais antigo. Segundo parcela expressiva do pensamento teórico, as guerras foram tidas como o inicio do planejamento estratégico. Por planejamento estratégico deve-se compreender o conjunto de ferramentas postas à disposição do gestor com vistas a promover alternativas econômica, operacional e de recursos humanos às organizações. Há uma questão que merece ser aqui esclarecida: o planejamento estratégico não consiste tão somente numa ferramenta preordenada a sanar problemas organizacionais. Sua função é mais abrangente, podendo abarcar situações que visam impedir prejuízos ou, como é muito comum, fomentar lucros. Este estudo busca auxiliar as empresas no momento de alguma dificuldade, apresentando alguns conceitos como: Matriz BGC e GE, Cinco forças de Porter, Lean Manufactoring, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuáriapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPortfóliospt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise do portfólio de materiais como estratégia competitiva para as empresaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the materials portfolio as a competitive strategy for companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA ALVES LIMA DA SILVA.pdf
  Restricted Access
688.31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.