Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26600
Title: Avaliação quantitativa de usabilidade ponderada por AHP em simuladores de jogos de empresas
Other Titles: Quantitative evaluation of usability weighted by AHP in company game simulators
Authors: MAJER, Carlos Alberto
Advisor: FEITOSA, Marcelo Dudichi
Other contributor: FILGUEIRAS, Lucia Vilela Leite
AZEVEDO, Marília Macorin de
type of document: Dissertação
Keywords: Jogos de empresas;Simulação;Interface homem-computador;Tomada de decisão;Design
Issue Date: 25-May-2017
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MAJER, Carlos Alberto. Avaliação quantitativa de usabilidade ponderada por AHP em simuladores de jogos de empresas. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.
Abstract: Este trabalho propõe um processo para avaliação de usabilidade de jogos de empresas usados no ensino superior por meio de questionários construídos a partir das heurísticas de Nielsen que avaliam a usabilidade de jogos de empresas segundo a percepção de seus usuários estudantes, e questionário voltado ao professor para identificar a importância relativa entre as heurísticas avaliadas. Os questionários dos alunos compõem a base para cálculo de uma pontuação geral de usabilidade, enquanto que o questionário do professor é usado para ponderação de importância de cada critério, com base na sua visão de relevância das heurísticas consideradas, obtido conforme o método de tomada de decisão multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e resultando numa pontuação de usabilidade ponderada. O trabalho aplica o processo proposto e analisa as vantagens e limites de seu uso.
This work proposes a process for usability evaluation of business simulation used in higher education which uses questionnaires that evaluate the usability perception of a business simulation by its student users from questions based on the Nielsen usability heuristics, and a teacher focused questionnaire, which is used to identify the relative importance of the evaluated heuristics. The students' questionnaires compose the basis for calculating a general usability score, while the teacher's questionnaire is used to weight the importance of each criteria, based on his vision of relevance of the considered heuristics, obtained according to the application of Multicriteria Decision Analytic Hierarchy Process (AHP) method and resulting on a weighted usability score. This work applies the proposed process and analyzes the advantages and limits of its use.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26600
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Avaliaçãoquantitativadeusabilidadeponderada_CarlosAlbertoMajer_2017.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.