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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Elisabeth Pelosi | - |
dc.contributor.author | GIOVANNI, Cássio | - |
dc.contributor.other | DI VITTA, Patrícia Busko | - |
dc.contributor.other | SILVA, Maria Lúcia Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T21:02:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T21:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25 | - |
dc.identifier.citation | GIOVANNI, Cássio. Resíduos químicos em instituição de ensino e pesquisa na área da saúde: gestão e monitoramento. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26593 | - |
dc.description.abstract | As instituições de ensino e pesquisa na área e saúde geram grandes variedades de resíduos, os quais demandam estratégias e técnicas especiais de gerenciamento. Nessa realidade se encontram os resíduos químicos, que são classificados como perigosos quando possuem características de inflamabilidade, poder oxidante, reatividade, toxicidade, mutagenicidade, teratogenicidade, corrosividade e/ou potencial deletério para o meio ambiente. Levando em conta o cenário e a legislação relacionados às mencionadas instituições, o presente trabalho objetivou avaliar os principais pontos críticos para o desenvolvimento, a implantação e o monitoramento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ). Efetuou- se pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa no local de estudo, que foi o campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP-UNIFESP). A metodologia foi baseada na revisão da literatura, na elaboração do PGRQ, de ferramenta gerencial, de questionário e de indicadores de resíduos químicos e de educação ambiental. Foram feitas visitas técnicas para verificação e registro das condições de infraestrutura e segurança dos laboratórios-piloto, selecionados para o estudo porque, na realidade do estabelecimento, geram grandes quantidades ou variedades de resíduos químicos. Os referidos setores compreendem o Laboratório de Biofísica (LB), Laboratório de Patologia (LP) e Laboratório de Bromatologia e Microbiologia dos Alimentos (LBMA). A análise dos indicadores mostrou que os resíduos químicos líquidos inflamáveis são os mais representativos desses três locais, correspondendo a 100 %, 64,5 % e 84,2 % da geração total do LB, LP e LBMA, respectivamente. Os pontos críticos do CSP-UNIFESP estão associados às condições de armazenamento dos resíduos químicos, à baixa participação dos profissionais nos cursos e treinamentos e à percepção dos servidores em relação aos riscos e às propriedades das substâncias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Teaching and research institutions in the healthcare field generate a large variety of wastes, which requires special management strategies and techniques. Thus, these institutions generate chemical wastes, which are classified as hazardous. Their characteristics include flammability, oxidizing power, reactivity, toxicity mutagenicity teratogenicity corrosivity, and/or a deleterious potential in the environment. In view of this scenery and the Law related to such institutions, the aim of this study was to assess the main critical points in the [system] to develop, establish, and monitor a Chemical Waste Management Plan (PGRQ). A descriptive, qualitative, and quantitative investigation was held in on the study site, the Federal University of São Paulo, campus of Sao Paulo (CSP-UNIFESP). The methodology was based on a literature review, to prepare the PGRQ, management tool, questionnaire, indicators of chemical waste, and environmental education. Technical visits were carried out to check and record the infrastructure and security conditions in the following pilot laboratories: Biophysics (LB), Pathology (LP), and Food Bromatology and Microbiology Laboratories (LBMA). These laboratories were selected for the study because the institution generates a large quantity or variety of chemical waste. Analysis of indicators showed that flammable-liquid chemical wastes are the most representative in the three laboratories, corresponding to 100 (LB), 64.5 (LP), and 84.2% (LBMA) of their total generation. The critical points at CSP-UNIFESP are associated with the storage conditions of chemical wastes, low participation of the professionals in the courses and training [activities], and [low] servers’ perception of the risks and properties of substances. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Resíduos químicos | pt_BR |
dc.subject | Gestão de resíduos | pt_BR |
dc.subject | Normas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Segurança em laboratório químico | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde | pt_BR |
dc.title | Resíduos químicos em instituição de ensino e pesquisa na área da saúde: gestão e monitoramento | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemical wastes in an educational and research institution in the health area: management and monitoring | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Inovação e Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GTSP - Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos - Projeto de pesquisa: Gestão Ambiental e Ocupacional para o Desenvolvimento Tecnológico (concluído em 2019) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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