Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26591
Título: | Metodologias ativas na educação: um estudo de caso em uma instituição de ensino tecnológico |
Título(s) alternativo(s): | Active methodologies in education: a case study in a technological education institution |
Autor(es): | BRANDÃO JUNIOR, Job Alves |
Orientador(es): | NEVES, José Manoel Souza das |
Outro(s) contribuidor(es): | LANGHI, Celi BARBOSA, Severino Antônio Moreira |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Instituições de ensino;Métodos de ensino;Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 24-Ago-2015 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | BRANDÃO JR, Job Alves. Metodologias ativas na educação: um estudo de caso em uma instituição de ensino tecnológico 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados, com base em um estudo bibliográfico e um estudo de caso realizado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (FATEC Guaratinguetá), a respeito da opinião de professores e alunos quanto ao uso de metodologias ativas e o uso de uma sala especialmente projetada para a utilização de metodologias ativas. Verificou-se junto a alunos e professores que os usos de tais recursos podem trazer melhorias e influenciar no processo de aprendizagem. Nota-se que, as Metodologias Ativas podem contribuir para a melhoria da relação professor-aluno-conhecimento, por meio de experiências reais ou simuladas, através de desafios advindos das atividades essenciais da prática profissional e social, em diferentes contextos. Assim, as metodologias ativas abrangem elementos novos, que atendem às necessidades sociais e educacionais atuais, servindo de complemento no processo de ensino. Nesse sentido, o professor deve mediar discussões, incentivar e estimular os alunos na busca de soluções para os problemas levantados em sala de aula. Para tanto, é necessário realizar um preparo inicial junto a professores e, principalmente, junto aos alunos, para que ambos possam alcançar os resultados esperados na utilização das metodologias ativas da educação. This paper presents results based on a bibliographic study and a case study at the Faculty of Technology at Guaratinguetá (FATEC Guaratinguetá), regarding the opinion of teachers and students about the use of active methodologies and the use of a room specially designed for the use of active methodologies. It was verified with students and teachers that the uses of such resources can bring improvements and influence in the learning process. Note that, the Active methodologies can contribute to improving the teacher-student-knowledge relationship through real or simulated experiences, through challenges arising from the essential activities of social and professional practices in different contexts. Thus, the active methodologies include new elements, which attend current social and educational needs, serving as a complement in the teaching process. In this sense, the teacher should mediate discussions, encourage and stimulate students to find solutions to the problems raised in the classroom. Therefore, it is necessary to carry out an initial preparation with teachers, and especially with the students, so that both can achieve the expected results in the use of active methodologies of education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26591 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Metodologiasativasnaeducação_JobAlvesBrandãoJunior_2015.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.