Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26590
Title: Uma proposta de ferramenta para medir e diagnosticar a cultura da inovação em indústrias de produtos eletrônicos
Other Titles: A proposal tool to measure and diagnose the culture of innovation in electronics industries
Authors: FABRICIO JUNIOR, Romulo de Souza
Advisor: SIMÕES, Eliane Antonio
Other contributor: GALHARDI, Antonio César
LORENZETTI, Dagoberto Hélio
type of document: Dissertação
Keywords: Cultura organizacional;Cultura;Inovação;Eletrônica (equipamentos);Pesquisa educacional;Design
Issue Date: 22-Apr-2016
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: FABRICIO JUNIOR, Romulo de Souza. Uma proposta de ferramenta para medir e diagnosticar a cultura da inovação em indústrias de produtos eletrônicos. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.
Abstract: A capacidade interna de gerar inovação é um fator fundamental e um diferencial para as empresas hoje em dia, principalmente para as indústrias de produtos eletrônicos, que participam de um mercado com competividade acirrada e onde novos equipamentos ou gadgets são lançados em prazos cada vez mais curtos. A cultura organizacional tem forte influência nesta capacidade e, por isso, ela tem recebido cada vez mais atenção da academia e dos empresários que desejam entender quais fatores devem ser trabalhados para se desenvolver uma comunidade mais inovadora. O objetivo desta pesquisa foi, por meio de uma revisão teórica e análise bibliométrica, encontrar as dimensões e respectivos elementos da cultura organizacional relacionados à inovação e à criatividade e construir uma proposta de ferramenta capaz de medir e diagnosticar a cultura de inovação dentro de indústrias de produtos eletrônicos. Para alcançar este propósito se utilizou um framework da metodologia científica chamada de Design Science Research que se baseia em três ciclos: o ciclo da relevância para se estudar o ambiente de aplicação e realização dos teste do artefato desenvolvido, o ciclo do rigor para se adquirir e contribuir com o conhecimento estruturado de uma pesquisa científica e o ciclo do design para se modelar e desenhar a ferramenta em si. Os resultados da pesquisa demonstram que o fortalecimento de uma cultura voltada para a inovação é uma atividade complexa e que exige grande esforço por haver diversos aspectos a serem considerados. A ferramenta encontrou vários elementos culturais que foram definidos em forma de constructos e agrupados em onze dimensões que podem ser medidos e direcionar os empresários no fomento de uma organização inovadora.
The internal capacity to generate innovation is a key factor and a differential for companies today, mainly for the electronics industries, which participate in a market with fierce competitiveness and where new equipment or gadgets are launched in ever shorter deadlines. Organizational culture has a strong influence in this capacity and, therefore, it has received increasing attention from academy and practitioner who want to understand what factors should be worked to develop a more innovative community. The goal of this research was, through a theoretical review and bibliometric analysis, find the dimensions and their elements of organizational culture related to innovation and creativity and build a tool able to measure and diagnose the culture of innovation within electronic products industries. To achieve this purpose was used a framework of scientific methodology called Design Science Research, which is based on three cycles: the relevance cycle to study the environment of application and performance of test of the developed artifact, the rigor cycle to acquire and contribute to structured knowledge of a scientific research and the design cycle to model and design the tool itself. The research result indicate that the strengthening of a culture focused on innovation is a complex activity and require a great effort because of several aspects to be considered. The tool found many cultural elements that have been defined as constructs and grouped into eleven dimensions that can be measured and orientate entrepreneurs in the fostering of an innovative organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26590
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Umapropostadeferramentaparamedir_RomulodeSouzaFabrícioJunior_2016.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.