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Título: O uso das redes sociais nas empresas brasileiras: um estudo de múltiplos casos
Título(s) alternativo(s): The use of social networks in brazilian companies: a multiple case study
Autor(es): VOLGARIN, Rosineide Aparecida de Lira
Orientador(es): LANGHI, Celi
Outro(s) contribuidor(es): SANTORO, Luiz Fernando
PETEROSSI, Helena Gemignani
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Redes sociais;Internet;Empresas
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: VOLGARIN, Rosineide Aparecida de Lira. O uso das redes sociais nas empresas brasileiras: Um estudo de múltiplos casos. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.
Resumo: O presente trabalho toma por base as 100 maiores empresas do Brasil no ano de 2013, segundo o ranking da Revista Exame, e busca identificar a adesão dessas empresas às ferramentas de redes sociais. Na primeira etapa do estudo foi adotada a pesquisa exploratória e bibliográfica onde se buscou identificar se as empresas pesquisadas teriam aderido a essas ferramentas. Com base nas informações obtidas nessa etapa, passou-se para a etapa seguinte onde se mapeou quais eram as ferramentas de redes sociais utilizadas e a audiência da empresa nas respectivas ferramentas. Para tanto, foram utilizadas informações disponíveis nas páginas dos perfis oficiais das empresas, como “curtidas”, “número de seguidores”, “visualizações”, “usuários ativos” e/ou “número de acesso”. Na terceira etapa foram realizados estudos de caso com o objetivo de se obter um panorama sobre a forma de utilização das ferramentas de redes sociais pelas empresas. Nessa fase levou-se em consideração o conteúdo divulgado, a forma de participação do usuário e o retorno dado pelas empresas à sua comunidade de seguidores. O estudo demonstrou que, se por um lado, o uso das ferramentas de redes sociais nas empresas brasileiras já é bastante significativo, por outro lado, há aquelas que ainda se mantém à margem e não fazem uso dessa plataforma de serviços para a divulgação de suas marcas, seus produtos ou serviços.
This study is based on the 100 largest companies in Brazil in 2013, according to Exame magazine, and aims to identify the adoption of these companies to social networks. In the first stage of the study was used to exploratory research and literature where it is sought to identify whether companies surveyed had admitted the social networks to their business. Based on information obtained in this step, on next stage mapped out what are the most used social networks and the popularity of the company in the social network choose. For this purpose had been used information available on the pages of the official company profiles such as "likes", "followers", "views", "active members" and / or "access number". In the third stage we conducted a case study in order to get an overview about how the social networks are being used by these companies. In this phase was considered the content published by companies, the content posted by users and feedback given by the companies to their community of followers. The study shows that whether, on the one hand, the use of social networks in Brazilian companies is already quite high, on the other hand, there are those that still holds the edge and do not use of this platform for the dissemination of their brands, products or services.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26583
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