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Título: Gestão de resultados em equipes virtuais: indicadores de desempenho em projetos
Título(s) alternativo(s): Outcome management in virtual teams: performance indicators in projects
Autor(es): MANHA, Natalia de Souza
Orientador(es): GALHARDI, Antonio César
Outro(s) contribuidor(es): LANGHI, Celi
OGASAVARA, Mario Henrique
AZEVEDO, Marília Macorin de
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Análise de desempenho;Indicadores de produtividade;Gestão de projetos;Grupo de trabalho;Internet;Tecnologia da informação
Data do documento: 10-Abr-2015
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: MANHA, Natalia de Souza. Gestão de resultados em equipes virtuais: indicadores de desempenho em projetos. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.
Resumo: Devido ao aumento do uso de equipes virtuais em projetos pelas empresas, torna-se necessária a definição de controles para o desempenho e atingimento dos objetivos. Por meio de metodologia qualitativa exploratória e do método de levantamento de dados e grupo focal, o presente trabalho teve como objetivo identificar diferenças de gestão entre equipes locais e virtuais, as vantagens e desvantagens do uso de equipes virtuais em projetos, as principais falhas encontradas nesses projetos e os indicadores de desempenho utilizados por essas equipes para proposição de um novo indicador de desempenho específico para o uso de equipes virtuais em projetos. Para isso, entrevistas e questionários foram realizados com profissionais da área de projetos e equipes virtuais de diferentes empresas. As entrevistas e o questionários levantaram como principal falha de projetos a falta de definição dos objetivos e responsabilidades e como principal indicador utilizado atualmente a velocidade na resolução de problemas. Um novo indicador foi criado: qualidade da definição de objetivos e responsabilidades. Para validação dos resultados da pesquisa, foi criado um grupo focal, formado por profissionais da área de projetos e equipes virtuais de uma grande empresa de tecnologia, de forma virtual. Porém, o grupo trouxe diferentes resultados: como principal falha de projetos foi apontada a falta de comunicação clara e como principal indicador o sucesso ou insucesso dos projetos. Apesar disso, a pesquisa confirma: a existência de diferenças de gestão entre equipes locais e virtuais, como liderança e comunicação; apontando as principais vantagens e desafios das equipes virtuais, como flexibilidade, redução de custos e isolamento emocional; e o crescimento do uso dessas equipes em diversas áreas, além de TI.
Due to the increased use of virtual teams on companies’ projects, it is necessary to define controls for performance and goals’ achievement. Through exploratory qualitative methodology, data collection’ method and a focus group, this study aimed to identify management differences between local and virtual teams, the advantages and challenges of projects’ virtual teams, major failures found in these projects and performance indicators used by these teams, so a new indicator of performance for the specific use of virtual teams on projects can be proposed. For this, interview and questionnaire were conducted with professionals from virtual projects’ teams of different companies. The interview and the questionnaire indicated the lack of the objectives’ definition and responsibilities as a major projects failure reason, and as a key indicator currently used in these teams the speed for problems’ solving. Therefore, a new indicator has been created: the quality of objectives and responsibilities’ setting. To validate the results of the research, a focus group was created virtually, formed by professionals from projects and virtual teams of a large technology company. However, the group brought different results to the research: as a major flaw in projects it was pointed out the lack of clear communication, and as a main indicator the success or failure of projects. Nevertheless, the research: confirms the existence of management differences between local and virtual teams, as leadership and communication; indicates the main advantages and challenges of virtual teams, as flexibility, companies’ cost reduction and emotional isolation; and shows the growing use of these teams in several areas, besides IT.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26579
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