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Título: Modelos de avaliação de resultados na aplicação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação para chefia gerencial
Título(s) alternativo(s): Models of evaluation results applied to training, development and education programs for management positions
Autor(es): MELO, Marcelo Masini
Orientador(es): LANGHI, Celi
Outro(s) contribuidor(es): PETEROSSI, Helena Gemignani
LAZZARESCHI, Noêmia
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Treinamento profissional;Desenvolvimento organizacional;Educação;Estudos de avaliação
Data do documento: 3-Mar-2015
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: MELO, Marcelo Masini. Modelos de avaliação de resultados na aplicação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação para chefia gerencial. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.
Resumo: Um dos recursos que as organizações utilizam para serem competitivas é o desenvolvimento de programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação para seus profissionais. O objetivo desta dissertação é analisar se os modelos de avaliação, aplicados em programas de treinamento, desenvolvimento e educação para profissionais de chefia gerencial, no contexto de organizações públicas e privadas no Brasil, são capazes de medir os resultados que são obtidos por meio desses programas, de maneira que essas organizações possam optar de forma mais assertiva, por esse tipo de investimento. Aplicou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas, com profissionais de nove organizações selecionadas por conveniência. Verificou-se que as organizações estudadas aplicam avaliação de reação, mas não adotam modelos de avaliação a respeito do retorno financeiro que esses programas podem trazer e também não apresentam indicadores claros e objetivos para essa finalidade.
One of the resources that organizations use to be competitive is the development of Training, Development and Education programs for its professionals. The objective of this dissertation is to analyze whether the evaluation models applied to training, development and education programs for management professionals in the context of public and private organizations in Brazil are able to measure the results that are obtained through these programs, so that these organizations may choose more assertively, for this type of investment. An exploratory research took place through semi-structured interviews to professionals from nine organizations selected by convenience. It was found that the organizations studied apply reaction evaluation in their training programs, but do not adopt evaluation models to mesure financial return that these programs can bring, and also do not have clear indicators and goals for this purpose.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26576
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