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Título: Just in time no varejo: um estudo sobre as barreiras para a implantação do modelo em micro e pequenos supermercados de Santos/SP
Título(s) alternativo(s): Just in time retail: a study of the barriers to implementation of the model in micro and small supermarket Santos/SP
Autor(es): CAÑETE, Karla Vaz Siqueira
Orientador(es): POZO, Hamilton
Outro(s) contribuidor(es): MORETTI, Sergio Luiz do Amaral
AKABANE, Getúlio
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Just in time;Varejo;Supermercado;Estratégia de estoque
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: CAÑETE, Karla Vaz Siqueira. Just in time no varejo: um estudo sobre as barreiras para a implantação do modelo em micro e pequenos supermercados de Santos/SP. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.
Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar quais as barreiras enfrentadas pelos micro e pequenos supermercados na cidade de Santos, litoral de São Paulo, para a implantação do modelo just in time (JIT). A pesquisa é relevante em função do fator estratégico representado pela adoção do just in time nas organizações de modo geral, inclusive as micro e pequenas empresas, que utilizam a integração da cadeia produtiva e busca averiguar se os micro e pequenos supermercados de Santos/SP estão integrados com seus parceiros fornecedores e estruturalmente preparados para a implantação do JIT; também é de interesse verificar como é realizada a gestão de estoques destas empresas com enfoque no JIT. O método empregado foi de natureza exploratória de caráter quali-quantitativo, com a utilização de um survey, dividida em questões de múltipla escolha na parte A, onde se obtém informações referentes à natureza da empresa e do respondente; na parte B, têm-se questões fundamentadas em escala tipo Likert, agregada a parte C com questões abertas na avaliação do modelo. Os resultados serão analisados com técnicas estatísticas. De um universo de 30 varejistas cadastradas no município, no ramo de supermercados, a pesquisa se baseou em uma amostra de 23 respondentes, dos quais apenas 19 foram validadas e compostas por proprietários e/ou responsáveis pela gestão da empresa. Estas empresas foram escolhidas por se enquadrarem na definição de micro e pequenas e também por conveniência. A base da pesquisa está na utilização da visão de Chopra e Meindl (2003), que definem cinco barreiras: Barreiras de Incentivos, Barreiras de Processamento de Informações, Barreiras Operacionais, Barreiras de Preços e Barreiras Comportamentais, as quais foram estudadas em relação à implantação do JIT. Os resultados responderam positivamente quanto a, de maneira geral, os gestores dos micro e pequenos supermercados estarem propensos a implantação do modelo JIT, apesar de ainda existirem barreiras que inibem esta ação. Entretanto, foram encontradas barreiras principalmente no que tange ao operacional e a processamento de informações, no que se confirma a hipótese proposta da não confiabilidade em relação às entregas pelos fornecedores.
The objective of the research is to evaluate what are the barriers faced by micro and small supermarkets in the city of Santos, São Paulo coast, to implement the model just in time (JIT). The research is relevant due to the strategic factor represented by the adoption of just in time in the general organizations, including micro and small enterprises, using the integration of the production chain and seeks to establish whether the micro and small supermarkets Santos/SP are integrated with their suppliers and partners structurally prepared for the implementation of JIT; is also of interest to see how it performed the inventory management of these companies focused on JIT. The method used was an exploratory nature of qualitative and quantitative character, with the use of a survey, divided in multiple-choice questions in Part A, which obtains information concerning the nature of the company and the respondent; in Part B, have been questions based on Likert scale, aggregate part C with open questions in the evaluation of the model. The results will be analyzed with technical statistics. A universe of 30 retailers registered in the municipality, in the grocery business, the research was based on a sample of 23 respondents, of which only 19 were validated and made up of owners and / or responsible for managing the company. These companies were chosen because they fit the definition of micro, small and also for convenience. The basis of the research is the use of Chopra and Meindl (2003), which define five barriers: barriers Incentives, Information Processing barriers, Operational Hurdles, Price Barriers and behavioral barriers, which were studied in relation to the implementation JIT. Results responded positively as, in general, managers of micro and small supermarkets are likely to implementation of JIT model, although there are still barriers that inhibit this action. However, barriers were found mainly in regard to operational and processing information, as confirms the hypothesis proposed unreliability for deliveries by suppliers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26574
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