Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26443
Título: A aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial no planejamento de marketing para micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): The application of business management knowledge in marketing planning for micro and small companies
Autor(es): GALVÃO, Gabriel
Orientador(es): BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
Outro(s) contribuidor(es): MARQUES, José Luiz
COUTINHO, Renato B.
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Microempresas;Planejamento administrativo
Data do documento: Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: GALVÃO, Gabriel. A aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial no planejamento de marketing para micro e pequenas empresas, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: No mundo corporativo do Brasil, observa-se que a participação das empresas de menor porte está cada vez mais presente no mercado nacional e internacional, pois cada vez mais novas ideias surgem, oferecendo uma grande contribuição para a balança comercial e consequentemente para o desenvolvimento econômico do país. Porém pesquisas realizadas pelo SEBRAE(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que de cada 100 MPEs (Micro e Pequenas Empresas) abertas no Brasil, 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos. Um dos fatores que influenciam na taxa de mortalidade das micro e pequenas empresase retardam seu crescimento, é a falta de um planejamento de marketing bem estruturado. A partir dessa informação esse trabalho foi desenvolvido com a proposta de mostrar a importância de um planejamento de marketing, assim como apresentar algumas ferramentasdo composto de marketingque podem ser usadas nas MPEs (Micro e Pequenas Empresas)auxiliando os gestores dessas empresas em seu planejamento estratégico. Depois de feita uma analise numa microempresaque é fabricante de etiquetas e rótulos localizada nacidade de Elias Fausto, pode-se perceber que ela é uma das muitas que não possuem um planejamento de marketing, partindo dessas informações obtidas, procurou-se na literatura definições de autores conceituados na área e também pesquisas realizadas pelo SEBRAE, onde se pode notar que as ferramentas do composto de marketing são as mais usadas atualmente na área, pelo fato de serem fáceis de manusear e avaliando o custo e benefício, a ferramenta promocional é uma das mais indicadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26443
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL GALVÃO.pdf
  Restricted Access
816.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.