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dc.contributor.advisorBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.contributor.authorGALVÃO, Gabriel-
dc.contributor.otherMARQUES, José Luiz-
dc.contributor.otherCOUTINHO, Renato B.-
dc.date.accessioned2024-11-29T17:38:03Z-
dc.date.available2024-11-29T17:38:03Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationGALVÃO, Gabriel. A aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial no planejamento de marketing para micro e pequenas empresas, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26443-
dc.description.abstractNo mundo corporativo do Brasil, observa-se que a participação das empresas de menor porte está cada vez mais presente no mercado nacional e internacional, pois cada vez mais novas ideias surgem, oferecendo uma grande contribuição para a balança comercial e consequentemente para o desenvolvimento econômico do país. Porém pesquisas realizadas pelo SEBRAE(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que de cada 100 MPEs (Micro e Pequenas Empresas) abertas no Brasil, 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos. Um dos fatores que influenciam na taxa de mortalidade das micro e pequenas empresase retardam seu crescimento, é a falta de um planejamento de marketing bem estruturado. A partir dessa informação esse trabalho foi desenvolvido com a proposta de mostrar a importância de um planejamento de marketing, assim como apresentar algumas ferramentasdo composto de marketingque podem ser usadas nas MPEs (Micro e Pequenas Empresas)auxiliando os gestores dessas empresas em seu planejamento estratégico. Depois de feita uma analise numa microempresaque é fabricante de etiquetas e rótulos localizada nacidade de Elias Fausto, pode-se perceber que ela é uma das muitas que não possuem um planejamento de marketing, partindo dessas informações obtidas, procurou-se na literatura definições de autores conceituados na área e também pesquisas realizadas pelo SEBRAE, onde se pode notar que as ferramentas do composto de marketing são as mais usadas atualmente na área, pelo fato de serem fáceis de manusear e avaliando o custo e benefício, a ferramenta promocional é uma das mais indicadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPlanejamento administrativopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial no planejamento de marketing para micro e pequenas empresaspt_BR
dc.title.alternativeThe application of business management knowledge in marketing planning for micro and small companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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