Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26440
Título: A importância da aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial na formação de preço na MPE X da cidade de Elias Fausto – SP
Título(s) alternativo(s): The importance of applying business management knowledge in price formation at MPE X in the city of Elias Fausto – SP
Autor(es): SERAFIM, Rafael
Orientador(es): BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
Outro(s) contribuidor(es): PENHALBER, Carlos Antonio de Lima
SILVA, Claudinei Severino da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Preços;Conhecimento;Controle de custos
Data do documento: 13-Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SERAFIM, Rafael. A importância da aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial na formação de preço na MPE X da cidade de Elias Fausto – SP, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: Atualmente, observa-se que a participação das micro e pequenas empresas está cada vez mais presente no cenário brasileiro, oferece uma grande contribuição para a balança comercial e consequentemente para o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, dados do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontam que sete entre dez empresas que abrem, fecham no segundo ano. Tendo em vista que a gestão de custos é uma das prováveis causas de mortalidade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) o objetivo deste trabalho é fazer um estudo em relação à importância do papel formação de preços por meio da compreensão dos custos dentro de uma micro e pequena empresa, visando um melhor conhecimento para definição de preço, considerando todos os aspectos que o formam. Para a realização deste trabalho monográfico, primeiramente, buscamos entender o contexto de micro empresa no Brasil, apresentando suas definições e características. Depois, identificamos o papel dos custos na MPE, alguns tipos de custeio existentes para enfim, propor uma proposta de uma metodologia de formação de preço que ofereça melhores resultados para uma micro e pequena empresa. Iniciamos com enfoque no cenário de uma micro empresa de fabricação de etiquetas, chamada X, localizada na cidade de Elias Fausto – SP, porém, por motivos particulares, a mesma deu priorizou outros assuntos, não participando mais do trabalho. Utilizamos a literatura com exemplos práticos neste trabalho, verificando a viabilidade dos conceitos na prática. Com essa pesquisa, entendemos que a metodologia da formação de preço vai de encontro às necessidades de uma MPE para se tornar competitiva no mercado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26440
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL SERAFIM.pdf
  Restricted Access
622.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.