Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.contributor.authorSERAFIM, Rafael-
dc.contributor.otherPENHALBER, Carlos Antonio de Lima-
dc.contributor.otherSILVA, Claudinei Severino da-
dc.date.accessioned2024-11-29T17:32:18Z-
dc.date.available2024-11-29T17:32:18Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.citationSERAFIM, Rafael. A importância da aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial na formação de preço na MPE X da cidade de Elias Fausto – SP, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26440-
dc.description.abstractAtualmente, observa-se que a participação das micro e pequenas empresas está cada vez mais presente no cenário brasileiro, oferece uma grande contribuição para a balança comercial e consequentemente para o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, dados do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontam que sete entre dez empresas que abrem, fecham no segundo ano. Tendo em vista que a gestão de custos é uma das prováveis causas de mortalidade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) o objetivo deste trabalho é fazer um estudo em relação à importância do papel formação de preços por meio da compreensão dos custos dentro de uma micro e pequena empresa, visando um melhor conhecimento para definição de preço, considerando todos os aspectos que o formam. Para a realização deste trabalho monográfico, primeiramente, buscamos entender o contexto de micro empresa no Brasil, apresentando suas definições e características. Depois, identificamos o papel dos custos na MPE, alguns tipos de custeio existentes para enfim, propor uma proposta de uma metodologia de formação de preço que ofereça melhores resultados para uma micro e pequena empresa. Iniciamos com enfoque no cenário de uma micro empresa de fabricação de etiquetas, chamada X, localizada na cidade de Elias Fausto – SP, porém, por motivos particulares, a mesma deu priorizou outros assuntos, não participando mais do trabalho. Utilizamos a literatura com exemplos práticos neste trabalho, verificando a viabilidade dos conceitos na prática. Com essa pesquisa, entendemos que a metodologia da formação de preço vai de encontro às necessidades de uma MPE para se tornar competitiva no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectControle de custospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância da aplicação dos conhecimentos de gestão empresarial na formação de preço na MPE X da cidade de Elias Fausto – SPpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of applying business management knowledge in price formation at MPE X in the city of Elias Fausto – SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL SERAFIM.pdf
  Restricted Access
622.83 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.