Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26430
Título: Estudo sobre a exportação brasileira do etanol: análise dos fatores competitivos na década de 2000
Título(s) alternativo(s): Study on Brazilian ethanol exports: analysis of competitive factors in the 2000s
Autor(es): FERNANDES, Andressa Fabiana Montanini
Orientador(es): SILVA, Cristiano Monteiro da
Outro(s) contribuidor(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
COSTA, Juliana Pellegrinelli Barbosa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio exterior;Exportação;Etanol
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FERNANDES, Andressa Fabiana Montanini. Estudo sobre a exportação brasileira do etanol: análise dos fatores competitivos na década de 2000, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: O produto etanol reserva muita importância no cenário brasileiro, e possui grande potencial de internacionalização por conta dos seus diferenciais e a importância do ramo de atividade no mercado internacional. A hipótese que se levanta é que a produção brasileira ainda não explora os seus potenciais competitivos. O objetivo central desse estudo é analisar o comércio exterior brasileiro do produto etanol, a situação atual e as potencialidades das exportações. Abordaremos a situação atual do produto etanol no âmbito nacional e internacional, os fatores competitivos que serão fundamentais para alavancar as exportações, bem como a apresentação de alguns fatores fundamentais para tornar esse produto mais competitivo, entre eles investimentos em infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento que visão aumentar a capacidade produtiva para atender o mercado nacional e exportar a produção excedente, bem como aprimorar a capacidade logística para o escoamento do etanol, reduzindo seus custos, na metodologia foram consultados autores conhecedores do assunto, e mediante a analise dos dados levantados em consulta a diversos órgãos governamentais, identificou-se um declínio nas exportações do produto ocasionados pela sazonalidade do produto, condições climáticas e constante demanda nacional pelo produto, bem como os derivados da fonte, a cana-de-açúcar.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26430
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA FABIANA MONTANINI FERNANDES.pdf
  Restricted Access
909.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.