Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26189
Título: Análise e estratégia mercadológica para escolha do país de inserção de uma empresa
Título(s) alternativo(s): Analysis and marketing strategy for choosing the country in which a company will enter
Autor(es): SILVA, Vitor Penhalver
Orientador(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Internacionalização de empresas;Gestão de negócios
Data do documento: 2024
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Vitor Penhalver. Análise e estratégia mercadológica para escolha do país de inserção de uma empresa, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.
Resumo: O trabalho "Análise e Estratégia Mercadológica para Escolha do País de Inserção de uma Empresa" aborda a crescente tendência de internacionalização das empresas brasileiras, com foco na Exportasientos, uma empresa que produz e exporta assentos automotivos. O estudo busca responder à questão central: "Como escolher mercados internacionais?", propondo três hipóteses principais. A primeira sugere a seleção de mercados geograficamente e culturalmente próximos ao Brasil, enquanto a segunda considera os cinco pontos-chave do autor Nicola Minervini em “O Exportador”, sendo esses pontos-chave: Potencial de mercado; Ambiente de negócios; Concorrência; Custos e riscos; Cultura e idioma. A terceira hipótese trata dos impactos dos acordos comerciais. Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma análise estratégica fundamentada nos conceitos teóricos de Minervini e em outras literaturas sobre comércio exterior. Os resultados indicam que a proximidade geográfica e cultural, bem como os acordos comerciais entre Brasil e Argentina, tornam este país uma escolha vantajosa para a exportação dos produtos da Exportasientos. A análise inclui aspectos como redução de custos logísticos, facilidade de comunicação e adaptação ao mercado local, além de um ambiente regulatório estável proporcionado pelo Mercosul. Assim, a escolha da Argentina é apresentada como uma estratégia de internacionalização sólida, apoiada em fundamentos teóricos e práticos, destinada a minimizar riscos e maximizar as oportunidades de negócios para a Exportasientos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26189
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMERC~1.PDF
  Restricted Access
309.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.