Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26189
Title: Análise e estratégia mercadológica para escolha do país de inserção de uma empresa
Other Titles: Analysis and marketing strategy for choosing the country in which a company will enter
Authors: SILVA, Vitor Penhalver
Advisor: NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
type of document: Artigo científico
Keywords: Internacionalização de empresas;Gestão de negócios
Issue Date: 2024
Publisher: 105
Citation: SILVA, Vitor Penhalver. Análise e estratégia mercadológica para escolha do país de inserção de uma empresa, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.
Abstract: O trabalho "Análise e Estratégia Mercadológica para Escolha do País de Inserção de uma Empresa" aborda a crescente tendência de internacionalização das empresas brasileiras, com foco na Exportasientos, uma empresa que produz e exporta assentos automotivos. O estudo busca responder à questão central: "Como escolher mercados internacionais?", propondo três hipóteses principais. A primeira sugere a seleção de mercados geograficamente e culturalmente próximos ao Brasil, enquanto a segunda considera os cinco pontos-chave do autor Nicola Minervini em “O Exportador”, sendo esses pontos-chave: Potencial de mercado; Ambiente de negócios; Concorrência; Custos e riscos; Cultura e idioma. A terceira hipótese trata dos impactos dos acordos comerciais. Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma análise estratégica fundamentada nos conceitos teóricos de Minervini e em outras literaturas sobre comércio exterior. Os resultados indicam que a proximidade geográfica e cultural, bem como os acordos comerciais entre Brasil e Argentina, tornam este país uma escolha vantajosa para a exportação dos produtos da Exportasientos. A análise inclui aspectos como redução de custos logísticos, facilidade de comunicação e adaptação ao mercado local, além de um ambiente regulatório estável proporcionado pelo Mercosul. Assim, a escolha da Argentina é apresentada como uma estratégia de internacionalização sólida, apoiada em fundamentos teóricos e práticos, destinada a minimizar riscos e maximizar as oportunidades de negócios para a Exportasientos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26189
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMERC~1.PDF
  Restricted Access
309.11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.