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Título: As perspectivas do modal ferroviário de cargas, no caso brasileiro
Título(s) alternativo(s): The perspectives of the rail freight modal, in the Brazilian case
Autor(es): GONÇALVES, Flávia Fernanda
Orientador(es): CALABREZI, Sandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tráfego ferroviário;Privatização;Carga
Data do documento: Jul-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: GONÇALVES, Flávia Fernanda. As perspectivas do modal ferroviário de cargas, no caso brasileiro, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi fazer um resgate histórico da ferrovia no Brasil desde a sua implantação, apogeu e decadência, analisando o ressurgimento no atual cenário que o modal vem passando com as privatizações. O trabalho percorre o período em que se deu inicio a malha ferroviária brasileira, a importância para a economia da época. Depois deste período de glória nota-se que aos poucos as empresas perdem forças e o estado começa a tomar posse das malhas existentes, onde ocorre a estatização, este período é marcado pelo esquecimento por parte do governo e depreciação deste patrimônio tão importante do Brasil. Após a concessão das empresas privadas, nota-se um marco de investimento e beneficiamento do material rodante, onde percebe-se um aumento significativo de ganhos e crescimento através deste modal. A partir desta introdução deu-se inicio a uma nova era de transportes, que não somente visa lucros mais preocupa-se com a natureza e a multimodalidade visando eficiência. O suporte metodológico baseou-se em livros, pesquisas, sites das concessionárias e empresas do ramo, que disponibilizaram dados recentes que favoreceram na conclusão aqui obtida. Este estudo levantou os fatores que auxiliaram na decadência do modal ferroviário de cargas no Brasil, e quais os projetos que estão sendo realizados e visionados para um maior aproveitamento deste modal que pode auxiliar na logística de transportes do país e favorecer o crescimento da economia interna e externa. Conclui-se que este modal pode voltar a ser símbolo de tecnologia, eficácia e agilidade no transporte de cargas e com a multimodalidade pode haver uma sinergia mais rápida e desafogar o transporte rodoviário que esta no seu limite. Os benefícios serão muitos e para os mais diversos campos da economia brasileira, o escoamento da produção, os empresários e o país que necessita de todos os modais juntos para ampliar o seu potencial de crescimento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25955
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