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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CALABREZI, Sandro | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Flávia Fernanda | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T11:15:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T11:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2009-07 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Flávia Fernanda. As perspectivas do modal ferroviário de cargas, no caso brasileiro, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25955 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi fazer um resgate histórico da ferrovia no Brasil desde a sua implantação, apogeu e decadência, analisando o ressurgimento no atual cenário que o modal vem passando com as privatizações. O trabalho percorre o período em que se deu inicio a malha ferroviária brasileira, a importância para a economia da época. Depois deste período de glória nota-se que aos poucos as empresas perdem forças e o estado começa a tomar posse das malhas existentes, onde ocorre a estatização, este período é marcado pelo esquecimento por parte do governo e depreciação deste patrimônio tão importante do Brasil. Após a concessão das empresas privadas, nota-se um marco de investimento e beneficiamento do material rodante, onde percebe-se um aumento significativo de ganhos e crescimento através deste modal. A partir desta introdução deu-se inicio a uma nova era de transportes, que não somente visa lucros mais preocupa-se com a natureza e a multimodalidade visando eficiência. O suporte metodológico baseou-se em livros, pesquisas, sites das concessionárias e empresas do ramo, que disponibilizaram dados recentes que favoreceram na conclusão aqui obtida. Este estudo levantou os fatores que auxiliaram na decadência do modal ferroviário de cargas no Brasil, e quais os projetos que estão sendo realizados e visionados para um maior aproveitamento deste modal que pode auxiliar na logística de transportes do país e favorecer o crescimento da economia interna e externa. Conclui-se que este modal pode voltar a ser símbolo de tecnologia, eficácia e agilidade no transporte de cargas e com a multimodalidade pode haver uma sinergia mais rápida e desafogar o transporte rodoviário que esta no seu limite. Os benefícios serão muitos e para os mais diversos campos da economia brasileira, o escoamento da produção, os empresários e o país que necessita de todos os modais juntos para ampliar o seu potencial de crescimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Tráfego ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Privatização | pt_BR |
dc.subject | Carga | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | As perspectivas do modal ferroviário de cargas, no caso brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | The perspectives of the rail freight modal, in the Brazilian case | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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