Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25894
Título: Rotulagem ambiental: o caso do setor de cosméticos brasileiro
Título(s) alternativo(s): Environmental labeling: the case of the Brazilian cosmetics sector
Autor(es): NAKAHIRA, Erica Fabiana Alves
Orientador(es): MEDEIROS, Gerson Araújo de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Meio ambiente;Produtos naturais
Data do documento: Jul-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: NAKAHIRA, Erica Fabiana Alves. Rotulagem ambiental: o caso do setor de cosméticos brasileiro, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial ) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: Atualmente as estratégias das corporações, incluindo as empresas do setor de cosmético, se baseiam na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é o de realizar um diagnóstico da rotulagem ambiental, sua importância e os aspectos envolvidos, em especial para o setor de cosmético brasileiro. O trabalho se baseou no estudo de caso da Natura S/A, empresa brasileira de destaque tanto na área econômica quanto na liderança em práticas socioambientais responsáveis. Realizou-se um levantamento de informações relacionadas à rotulagem ambiental no setor de cosmético, as ações e certificações socioambientais da Natura e as formas de divulgação em embalagens. Os resultados demonstram que a Natura S/A desenvolve ações socioambientais e possui importantes certificações ambientais, todavia, tais informações não estão sendo comunicadas nas embalagens de seus produtos, além da empresa subutilizar a potencialidade da rotulagem ambiental. Observou-se que a rotulagem ambiental, em especial no setor de cosmético, ainda não alcançou uma maturidade e desenvolvimento quando comparado a outros segmentos da indústria, como a de alimentos. Por esse motivo, não se tem ainda diretrizes claras e procedimentos sistematizados das informações que podem ser relevantes nesse setor, sendo que a Natura S/A tem demonstrado um pioneirismo nessa área, assumindo um papel de referencial, o que pode ser concluído por meio da avaliação da evolução histórica da comunicação sócio ambiental de suas embalagens de produtos da linha Ekos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25894
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erika Fabiana Alves Nakahira.pdf
  Restricted Access
2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.