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dc.contributor.advisorMEDEIROS, Gerson Araújo de-
dc.contributor.authorNAKAHIRA, Érica Fabiana Alves-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:04:42Z-
dc.date.available2024-11-04T18:04:42Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationNAKAHIRA, Erica Fabiana Alves. Rotulagem ambiental: o caso do setor de cosméticos brasileiro, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial ) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25894-
dc.description.abstractAtualmente as estratégias das corporações, incluindo as empresas do setor de cosmético, se baseiam na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é o de realizar um diagnóstico da rotulagem ambiental, sua importância e os aspectos envolvidos, em especial para o setor de cosmético brasileiro. O trabalho se baseou no estudo de caso da Natura S/A, empresa brasileira de destaque tanto na área econômica quanto na liderança em práticas socioambientais responsáveis. Realizou-se um levantamento de informações relacionadas à rotulagem ambiental no setor de cosmético, as ações e certificações socioambientais da Natura e as formas de divulgação em embalagens. Os resultados demonstram que a Natura S/A desenvolve ações socioambientais e possui importantes certificações ambientais, todavia, tais informações não estão sendo comunicadas nas embalagens de seus produtos, além da empresa subutilizar a potencialidade da rotulagem ambiental. Observou-se que a rotulagem ambiental, em especial no setor de cosmético, ainda não alcançou uma maturidade e desenvolvimento quando comparado a outros segmentos da indústria, como a de alimentos. Por esse motivo, não se tem ainda diretrizes claras e procedimentos sistematizados das informações que podem ser relevantes nesse setor, sendo que a Natura S/A tem demonstrado um pioneirismo nessa área, assumindo um papel de referencial, o que pode ser concluído por meio da avaliação da evolução histórica da comunicação sócio ambiental de suas embalagens de produtos da linha Ekos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleRotulagem ambiental: o caso do setor de cosméticos brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental labeling: the case of the Brazilian cosmetics sectorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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