Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25838
Título: Liderança em ambientes virtuais: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Leadership in virtual environments: a case study
Autor(es): SILVA, Diego Pires
Orientador(es): POMPEU, Silma Carneiro
Outro(s) contribuidor(es): CRUCIANI, Fernando
OSSADA, Sandra Aparecida Ribeiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Liderança;Competência profissional
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Diego Pires. Liderança em ambientes virtuais: um estudo de caso, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Resumo: Em uma economia global a existência de ambientes virtuais é de destacável importância; porém, pode ser um fenômeno inquietante: o líder e os membros de sua equipe estão geograficamente separados. Considerando a hipótese de que o líder em um ambiente virtual precisa de competências e habilidades, comportamentais e técnicas, específicas a esse contexto, este trabalho partiu do objetivo de identificar as competências necessárias ao líder atuante em ambiente virtual. Para tanto buscou na literatura os conceitos, funções e características de líderes, explicando os conceitos de competência e de ambiente virtual; e depois aprofundou o conhecimento por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionário a um líder que utiliza ambiente virtual para trabalhar com sua equipe. Definiu-se liderança como algo de fundamental importância para a existência e a produtividade do trabalho em equipe, sendo que cabe ao líder conciliar diferentes pontos de vista e dirigir o trabalho para metas estabelecidas. Quanto à competência, entendeu-se como a capacidade do sujeito mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações dentro dos diversos contextos de convivência humana, sejam culturais, profissionais ou sociais. Sobre ambiente virtual, ficou estabelecido como toda comunicação não presencial, viabilizada pela tecnologia. Os resultados do trabalho apontam que a pessoa que se dispõe a liderar em um ambiente virtual, além das competências comportamentais comumente presentes na literatura, precisa desenvolver não só competências técnicas de sua área de atuação, como também aquelas que o permita estabelecer um ambiente virtual.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25838
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO PIRES SILVA.pdf
  Restricted Access
687.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.