Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOMPEU, Silma Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Diego Pires-
dc.contributor.otherCRUCIANI, Fernando-
dc.contributor.otherOSSADA, Sandra Aparecida Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-11-04T13:26:50Z-
dc.date.available2024-11-04T13:26:50Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Pires. Liderança em ambientes virtuais: um estudo de caso, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25838-
dc.description.abstractEm uma economia global a existência de ambientes virtuais é de destacável importância; porém, pode ser um fenômeno inquietante: o líder e os membros de sua equipe estão geograficamente separados. Considerando a hipótese de que o líder em um ambiente virtual precisa de competências e habilidades, comportamentais e técnicas, específicas a esse contexto, este trabalho partiu do objetivo de identificar as competências necessárias ao líder atuante em ambiente virtual. Para tanto buscou na literatura os conceitos, funções e características de líderes, explicando os conceitos de competência e de ambiente virtual; e depois aprofundou o conhecimento por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionário a um líder que utiliza ambiente virtual para trabalhar com sua equipe. Definiu-se liderança como algo de fundamental importância para a existência e a produtividade do trabalho em equipe, sendo que cabe ao líder conciliar diferentes pontos de vista e dirigir o trabalho para metas estabelecidas. Quanto à competência, entendeu-se como a capacidade do sujeito mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações dentro dos diversos contextos de convivência humana, sejam culturais, profissionais ou sociais. Sobre ambiente virtual, ficou estabelecido como toda comunicação não presencial, viabilizada pela tecnologia. Os resultados do trabalho apontam que a pessoa que se dispõe a liderar em um ambiente virtual, além das competências comportamentais comumente presentes na literatura, precisa desenvolver não só competências técnicas de sua área de atuação, como também aquelas que o permita estabelecer um ambiente virtual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLiderança em ambientes virtuais: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeLeadership in virtual environments: a case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO PIRES SILVA.pdf
  Restricted Access
687.42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.