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Título: A utilização do endomarketing na gestão de pessoas como diferencial em momentos de mudanças organizacionais
Título(s) alternativo(s): The use of internal marketing in people management as a differentiator in times of organizational change
Autor(es): OLIVA, Priscila Roque
Orientador(es): BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
Outro(s) contribuidor(es): MAZETTO, Maria Candelária Paulino
PENHALBER, Carlos Antonio de Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Estratégia organizacional;Cultura organizacional;Ferramenta
Data do documento: 28-Nov-2014
Editor: 105
Referência Bibliográfica: OLIVA, Priscila Roque. A utilização do endomarketing na gestão de pessoas como diferencial em momentos de mudanças organizacionais, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2014.
Resumo: Este trabalho de graduação tem por objetivo entender, de uma maneira mais aprofundada, os conceitos do Endomarketing e suas respectivas ferramentas, assim como explanar as áreas que a ele estão relacionadas, como por exemplo, o Marketing e a Gestão de Pessoas. Tal estudo buscou identificar de que forma essas metodologias se tornam eficazes e eficientes ao mesmo tempo, na medida em que são aplicadas de maneira adequada, dentro da estrutura organizacional das empresas, mantendo o foco na relevância ao funcionário, enquanto peça fundamental do processo. Observou-se também, a importância que a cultura organizacional da empresa, exerce diretamente sobre os resultados obtidos. Ainda no âmbito desta cultura, conclui-se que é de extrema importância que todos os funcionários se tornem conhecedores das práticas e procedimentos adotados, bem como da própria cultura da organização, e sejam engajados e conscientes de seu valor dentro do processo produtivo como um todo, a fim de que o comprometimento com a execução de qualidade do trabalho se torne parte fundamental da rotina diária da empresa. Por fim, pode-se observar que, na prática, todos esses conceitos estão presentes de maneira muito clara e objetiva naquelas empresas em que a certificação NBR ISO 9001 é uma realidade, tendo em vista o foco na qualidade, através da padronização dos processos e treinamento dos funcionários, além da correta estruturação de todas as áreas da empresa, inclusive àquelas ligadas diretamente à Gestão de Pessoas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25598
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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