Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.contributor.authorOLIVA, Priscila Roque-
dc.contributor.otherMAZETTO, Maria Candelária Paulino-
dc.contributor.otherPENHALBER, Carlos Antonio de Lima-
dc.date.accessioned2024-10-31T11:21:30Z-
dc.date.available2024-10-31T11:21:30Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.citationOLIVA, Priscila Roque. A utilização do endomarketing na gestão de pessoas como diferencial em momentos de mudanças organizacionais, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25598-
dc.description.abstractEste trabalho de graduação tem por objetivo entender, de uma maneira mais aprofundada, os conceitos do Endomarketing e suas respectivas ferramentas, assim como explanar as áreas que a ele estão relacionadas, como por exemplo, o Marketing e a Gestão de Pessoas. Tal estudo buscou identificar de que forma essas metodologias se tornam eficazes e eficientes ao mesmo tempo, na medida em que são aplicadas de maneira adequada, dentro da estrutura organizacional das empresas, mantendo o foco na relevância ao funcionário, enquanto peça fundamental do processo. Observou-se também, a importância que a cultura organizacional da empresa, exerce diretamente sobre os resultados obtidos. Ainda no âmbito desta cultura, conclui-se que é de extrema importância que todos os funcionários se tornem conhecedores das práticas e procedimentos adotados, bem como da própria cultura da organização, e sejam engajados e conscientes de seu valor dentro do processo produtivo como um todo, a fim de que o comprometimento com a execução de qualidade do trabalho se torne parte fundamental da rotina diária da empresa. Por fim, pode-se observar que, na prática, todos esses conceitos estão presentes de maneira muito clara e objetiva naquelas empresas em que a certificação NBR ISO 9001 é uma realidade, tendo em vista o foco na qualidade, através da padronização dos processos e treinamento dos funcionários, além da correta estruturação de todas as áreas da empresa, inclusive àquelas ligadas diretamente à Gestão de Pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA utilização do endomarketing na gestão de pessoas como diferencial em momentos de mudanças organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe use of internal marketing in people management as a differentiator in times of organizational changept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA ROQUE OLIVA.pdf
  Restricted Access
622.29 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.