Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25383
Título: | Políticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiênciaPolíticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiência |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive policies in the management of regular education for students with disabilities |
Autor(es): | OLIVEIRA, Arthur Souza Alves De BEZERRA, Beatriz Alves COPA, Henry Mamani GONÇALVES, Isabelly De Carvalho BRITO, Luís Alexsander Do Nascimento SOUSA, Thamires Ferreira De |
Orientador(es): | SILVA, Isabel Cristina Lima da |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Inclusão social;Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | Jun-2024 |
Editor: | 199 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Arthur Souza Alves De. BEZERRA, Beatriz Alves. COPA, Henry Mamani. GONÇALVES, Isabelly De Carvalho. BRITO, Luís Alexsander Do Nascimento. SOUSA, Thamires Ferreira De. Políticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiência, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para alunos com deficiências em instituições de ensino regular. Destaca-se a importância da gestão escolar, da capacitação de professores e dos desafios enfrentados para tornar a escola inclusiva. É analisado as estratégias de gestão, ressaltando a necessidade de um perfil docente com desenvolvimento profissional contínuo, engajamento, equilíbrio emocional e capacidade de trabalho em equipe. No contexto da inclusão, é destacado o papel essencial da coordenação na implementação de políticas inclusivas, desde a estrutura física das escolas até a adaptação de métodos pedagógicos. A pesquisa de campo realizada, visa compreender o nível de conhecimento e percepção sobre políticas de inclusão para pessoas com deficiência nas escolas. Os resultados indicam que, embora muitos tenham alguma consciência sobre o tema, há um entendimento de que é preciso melhorar os métodos de ensino para se ter uma inclusão escolar adequada. Apesar dos avanços, ainda há desafios significativos a serem superados para que a educação inclusiva seja eficaz. Para mitigar os problemas, são necessários investimentos contínuos em formação de professores, parcerias com empresas especializadas, programas de mentoria e avaliações regulares das instalações escolares. Além disso, é crucial manter o tema em discussão para garantir visibilidade e melhorar a qualidade do ensino para todos. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25383 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adm_2024_1_c-n_2arthursouza_politicasinclusivas.pdf | 626.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.