Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Isabel Cristina Lima da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Arthur Souza Alves De-
dc.contributor.authorBEZERRA, Beatriz Alves-
dc.contributor.authorCOPA, Henry Mamani-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Isabelly De Carvalho-
dc.contributor.authorBRITO, Luís Alexsander Do Nascimento-
dc.contributor.authorSOUSA, Thamires Ferreira De-
dc.date.accessioned2024-10-21T21:11:50Z-
dc.date.available2024-10-21T21:11:50Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Arthur Souza Alves De. BEZERRA, Beatriz Alves. COPA, Henry Mamani. GONÇALVES, Isabelly De Carvalho. BRITO, Luís Alexsander Do Nascimento. SOUSA, Thamires Ferreira De. Políticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiência, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25383-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo oferecer uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para alunos com deficiências em instituições de ensino regular. Destaca-se a importância da gestão escolar, da capacitação de professores e dos desafios enfrentados para tornar a escola inclusiva. É analisado as estratégias de gestão, ressaltando a necessidade de um perfil docente com desenvolvimento profissional contínuo, engajamento, equilíbrio emocional e capacidade de trabalho em equipe. No contexto da inclusão, é destacado o papel essencial da coordenação na implementação de políticas inclusivas, desde a estrutura física das escolas até a adaptação de métodos pedagógicos. A pesquisa de campo realizada, visa compreender o nível de conhecimento e percepção sobre políticas de inclusão para pessoas com deficiência nas escolas. Os resultados indicam que, embora muitos tenham alguma consciência sobre o tema, há um entendimento de que é preciso melhorar os métodos de ensino para se ter uma inclusão escolar adequada. Apesar dos avanços, ainda há desafios significativos a serem superados para que a educação inclusiva seja eficaz. Para mitigar os problemas, são necessários investimentos contínuos em formação de professores, parcerias com empresas especializadas, programas de mentoria e avaliações regulares das instalações escolares. Além disso, é crucial manter o tema em discussão para garantir visibilidade e melhorar a qualidade do ensino para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePolíticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiênciaPolíticas inclusivas na gestão do ensino regular para alunos com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeInclusive policies in the management of regular education for students with disabilitiespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2024_1_c-n_2arthursouza_politicasinclusivas.pdf626.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.