Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25219
Título: | A gestão escolar na perspectiva da gestão empresarial: do diretor ao gestor |
Título(s) alternativo(s): | School management from the perspective of business management: from principal to manager |
Autor(es): | RIGÃO, Mariana Paes |
Orientador(es): | SCOMPARIM, Valéria |
Outro(s) contribuidor(es): | MARQUES, José Luiz PERINE, Aline |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Administração de empresas;Ambiente escolar;Qualificação profissional |
Data do documento: | 1-Dez-2015 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | RIGÃO, Mariana Paes. A gestão escolar na perspectiva da gestão empresarial: do diretor ao gestor, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015. |
Resumo: | A gestão escolar está relacionada com a organização da escola, isto é, com as relações que se estabelecem entre a equipe pedagógica e a equipe administrativa. Trata-se de estudo que busca discutir o paradigma existente entre a gestão escolar e a gestão empresarial, sob o enfoque administrativo. Propõe-se identificar e analisar possíveis convergências entre ambas, na tomada de decisões administrativas. Os objetivos do trabalho são: comparar as funções do diretor escolar com o gestor empresarial; definir o que é a gestão escolar e o papel do gestor escolar; analisar a formação do diretor escolar. Para alcançar os objetivos deste trabalho, o instrumento utilizado foi um questionário aos diretores de escolas. Para a fundamentação teórica foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos, consultas digitais e levantamento de dados junto aos diretores. Embora a gestão escolar tenha seus princípios fundamentados na gestão empresarial, ambas exercem uma função social, visando atingir os objetivos determinados pela sociedade. A hipótese desta pesquisa é mostrar que os diretores de escolas (pública estadual, pública municipal, privada, autarquia e filantrópica) possuem formações não voltadas à gestão empresarial. Após pesquisa e questionário com os diretores de escolas, verificou-se que eles não utilizam os fundamentos da gestão empresarial em seu cotidiano. Chegou-se a conclusão de que o presente trabalho atingiu de forma significativa seus objetivos, utilizando-se de conceitos e práticas abordadas durante o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25219 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA PAES RIGÃO.pdf Restricted Access | 453.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.