Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25219
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCOMPARIM, Valéria | - |
dc.contributor.author | RIGÃO, Mariana Paes | - |
dc.contributor.other | MARQUES, José Luiz | - |
dc.contributor.other | PERINE, Aline | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T21:00:14Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T21:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
dc.identifier.citation | RIGÃO, Mariana Paes. A gestão escolar na perspectiva da gestão empresarial: do diretor ao gestor, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25219 | - |
dc.description.abstract | A gestão escolar está relacionada com a organização da escola, isto é, com as relações que se estabelecem entre a equipe pedagógica e a equipe administrativa. Trata-se de estudo que busca discutir o paradigma existente entre a gestão escolar e a gestão empresarial, sob o enfoque administrativo. Propõe-se identificar e analisar possíveis convergências entre ambas, na tomada de decisões administrativas. Os objetivos do trabalho são: comparar as funções do diretor escolar com o gestor empresarial; definir o que é a gestão escolar e o papel do gestor escolar; analisar a formação do diretor escolar. Para alcançar os objetivos deste trabalho, o instrumento utilizado foi um questionário aos diretores de escolas. Para a fundamentação teórica foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos, consultas digitais e levantamento de dados junto aos diretores. Embora a gestão escolar tenha seus princípios fundamentados na gestão empresarial, ambas exercem uma função social, visando atingir os objetivos determinados pela sociedade. A hipótese desta pesquisa é mostrar que os diretores de escolas (pública estadual, pública municipal, privada, autarquia e filantrópica) possuem formações não voltadas à gestão empresarial. Após pesquisa e questionário com os diretores de escolas, verificou-se que eles não utilizam os fundamentos da gestão empresarial em seu cotidiano. Chegou-se a conclusão de que o presente trabalho atingiu de forma significativa seus objetivos, utilizando-se de conceitos e práticas abordadas durante o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Administração de empresas | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar na perspectiva da gestão empresarial: do diretor ao gestor | pt_BR |
dc.title.alternative | School management from the perspective of business management: from principal to manager | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIANA PAES RIGÃO.pdf Restricted Access | 453.46 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.