Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATTISTI, Viviane Di-
dc.contributor.authorDIAS, Leonardo Santin-
dc.date.accessioned2024-10-18T20:51:40Z-
dc.date.available2024-10-18T20:51:40Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.citationDIAS, Leonardo Santin. Jornal Votura: análise de posicionamento competitivo e propostas de estratégias de marketing para recuperar mercado, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing)- Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25215-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi fundamentar bibliograficamente o termo “estratégia de marketing”, identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pela "EJ Editora e Comunicação Integrada Ltda.‟, na condição de editora do Jornal Votura para ganhar mercado, verificar o posicionamento competitivo da empresa no mercado de jornais pagos de Indaiatuba, como é este mercado, e quais pontos de melhorias poderiam ser sugeridos à empresa para ganhar participação. A principal justificativa foi o interesse em conhecer a eficácia das estratégias adotadas pela EJ Editora, como forma de verificar a visibilidade do trabalho do autor na condição de repórter da empresa, no período de junho de 2011 a março de 2012, especificamente, além de descobrir o papel de cada publicação no mercado. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo com o levantamento da história do Jornal Votura, um comparativo entre os produtos atuantes neste mercado, além de entrevistas dirigidas com o proprietário da empresa e quatro jornaleiros de Indaiatuba, pelo fato de trabalharem com o produto da empresa no ponto de venda. A pesquisa revelou a posição do Jornal Votura no mercado, indicou possíveis sugestões de estratégias para serem adotadas pela EJ Editora para recuperar/aumentar sua participação no mercado e apontou a necessidade da empresa realizar um planejamento estratégico partindo da elaboração de um Plano de Marketing, para estruturar seus esforços de marketing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleJornal Votura: análise de posicionamento competitivo e propostas de estratégias de marketing para recuperar mercadopt_BR
dc.title.alternativeVotura Newspaper: analysis of competitive positioning and proposals for marketing strategies to recover market sharept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONARDO SANTIN DIAS.pdf
  Restricted Access
530.57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.