Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25069
Title: A utilização das estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes em MPE
Other Titles: The use of marketing strategies to attract and retain customers in SMEs
Authors: INAOKA, Maria Daíza Richelle
Advisor: DIAS, Devancyr Souza
Other contributor: BRASILEIRO, Yara Brito
type of document: Monografia
Keywords: Marketing estratégico;Marketing
Issue Date: 25-Jun-2013
Publisher: 105
Citation: INAOKA, Maria Daíza Richelle. A utilização das estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes em MPE, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho é investigar as relações que estão envolvidas na fidelização de clientes de uma microempresa do ramo alimentício. A metodologia utilizada, além de pesquisas bibliográficas, foi a pesquisa de campo realizada na FATEC na 5º amostra de tecnologia e inovação, situada em Indaiatuba. Na pesquisa bibiográfica foi identificado que atualmente, micros e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 20% do PIB brasileiro, como também são responsáveis por 60% dos empregos no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país, por isso se torna importante qualificar os instrumentos de gestão praticados. O estudo das estratégias de marketing como ferramenta de fidelização de clientes é um instrumento estratégico aconselhável para auxiliar no desenvolvimento das empresas e possibilitar o seu crescimento. Fica evidente que elas necessitam de investimentos em marketing para melhorar a qualidade dos serviços executados, sua estratégia e, consequentemente, os seus resultados. A metodologia aplicada permitiu alcançar o objetivo geral desta monografia, identificar as dificuldades para a implementação das estratégias de fidelização na confeitaria, desta maneira, verificar que esse instrumento de gestão exerce influências nas organizações. Assim como já fazem as grandes corporações, as MPE’s devem e podem fazer uso das estratégias de marketing como instrumento de gestão para atrair e fidelizar seus clientes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25069
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Daíza Richelle Inaoka.pdf
  Restricted Access
1.05 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.