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Título: A utilização das estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes em MPE
Título(s) alternativo(s): The use of marketing strategies to attract and retain customers in SMEs
Autor(es): INAOKA, Maria Daíza Richelle
Orientador(es): DIAS, Devancyr Souza
Outro(s) contribuidor(es): BRASILEIRO, Yara Brito
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing estratégico;Marketing
Data do documento: 25-Jun-2013
Editor: 105
Referência Bibliográfica: INAOKA, Maria Daíza Richelle. A utilização das estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes em MPE, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2013.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é investigar as relações que estão envolvidas na fidelização de clientes de uma microempresa do ramo alimentício. A metodologia utilizada, além de pesquisas bibliográficas, foi a pesquisa de campo realizada na FATEC na 5º amostra de tecnologia e inovação, situada em Indaiatuba. Na pesquisa bibiográfica foi identificado que atualmente, micros e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 20% do PIB brasileiro, como também são responsáveis por 60% dos empregos no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país, por isso se torna importante qualificar os instrumentos de gestão praticados. O estudo das estratégias de marketing como ferramenta de fidelização de clientes é um instrumento estratégico aconselhável para auxiliar no desenvolvimento das empresas e possibilitar o seu crescimento. Fica evidente que elas necessitam de investimentos em marketing para melhorar a qualidade dos serviços executados, sua estratégia e, consequentemente, os seus resultados. A metodologia aplicada permitiu alcançar o objetivo geral desta monografia, identificar as dificuldades para a implementação das estratégias de fidelização na confeitaria, desta maneira, verificar que esse instrumento de gestão exerce influências nas organizações. Assim como já fazem as grandes corporações, as MPE’s devem e podem fazer uso das estratégias de marketing como instrumento de gestão para atrair e fidelizar seus clientes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25069
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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