Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24807
Título: O capital humano como elemento essencial para a atuação de uma empresa brasileira no mercado externo
Título(s) alternativo(s): Human capital as an essential element for the performance of a Brazilian company in the foreign market
Autor(es): CAMPOS, Jacqueline da Silva
Orientador(es): SILVA, Elenir Almeida
Outro(s) contribuidor(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
MONTEIRO, Nathalia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio internacional;Qualificação profissional;Exportação
Data do documento: 28-Nov-2016
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CAMPOS, Jacqueline da Silva. O capital humano como elemento essencial para a atuação de uma empresa brasileira no mercado externo, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.
Resumo: Muitas empresas vêm diminuindo sua presença no mercado externo por diversos acontecimentos seja ajuste na economia ou desafios naturalmente enfrentados na exportação. Porém, uma empresa vence grandes desafios quando seus profissionais são capacitados e possuem competências que encaminhem suas empresas para a geração, ampliação e consolidação de seus negócios, visto que o profissional é um instrumento para a produtividade e crescimento empresarial. O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade de exportação para as empresas brasileiras e identificar o profissional como elemento importante deste processo a partir de suas competências, tornando a empresa mais competitiva diante do mercado global e, consequentemente, empresas sucedidas. A hipótese é de que não há um perfil absoluto do profissional de comércio exterior, tem-se competências necessárias que advém da área de atuação dentro de uma organização com intuito de atender as metas estabelecidas pela empresa, e que quando mal selecionados podem impactar diretamente no resultado final de uma operação com relação ao mercado externo. O referencial teórico foi baseado nas obras de Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues, Samir Keedi e Nicola Minervini. A partir desses princípios, foi realizado um estudo de caso com três empresas a fim de compreender como se posicionam frente ao objeto de estudo e assim concretizar a hipótese sugerida. Como resultado observa-se que o profissional de comércio exterior como elemento importante, mas não essencial em todas as áreas em uma empresa exportadora; e suas atividades serão de acordo com a cultura e visão de cada empresa a seu respeito.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24807
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACQUELINE DA SILVA CAMPOS.pdf
  Restricted Access
1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.