Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Elenir Almeida-
dc.contributor.authorCAMPOS, Jacqueline da Silva-
dc.contributor.otherNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.otherMONTEIRO, Nathalia-
dc.date.accessioned2024-10-09T17:37:29Z-
dc.date.available2024-10-09T17:37:29Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationCAMPOS, Jacqueline da Silva. O capital humano como elemento essencial para a atuação de uma empresa brasileira no mercado externo, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24807-
dc.description.abstractMuitas empresas vêm diminuindo sua presença no mercado externo por diversos acontecimentos seja ajuste na economia ou desafios naturalmente enfrentados na exportação. Porém, uma empresa vence grandes desafios quando seus profissionais são capacitados e possuem competências que encaminhem suas empresas para a geração, ampliação e consolidação de seus negócios, visto que o profissional é um instrumento para a produtividade e crescimento empresarial. O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade de exportação para as empresas brasileiras e identificar o profissional como elemento importante deste processo a partir de suas competências, tornando a empresa mais competitiva diante do mercado global e, consequentemente, empresas sucedidas. A hipótese é de que não há um perfil absoluto do profissional de comércio exterior, tem-se competências necessárias que advém da área de atuação dentro de uma organização com intuito de atender as metas estabelecidas pela empresa, e que quando mal selecionados podem impactar diretamente no resultado final de uma operação com relação ao mercado externo. O referencial teórico foi baseado nas obras de Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues, Samir Keedi e Nicola Minervini. A partir desses princípios, foi realizado um estudo de caso com três empresas a fim de compreender como se posicionam frente ao objeto de estudo e assim concretizar a hipótese sugerida. Como resultado observa-se que o profissional de comércio exterior como elemento importante, mas não essencial em todas as áreas em uma empresa exportadora; e suas atividades serão de acordo com a cultura e visão de cada empresa a seu respeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO capital humano como elemento essencial para a atuação de uma empresa brasileira no mercado externopt_BR
dc.title.alternativeHuman capital as an essential element for the performance of a Brazilian company in the foreign marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACQUELINE DA SILVA CAMPOS.pdf
  Restricted Access
1.21 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.