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Título: Os desafios na exportação do café brasileiro
Título(s) alternativo(s): The challenges in exporting Brazilian coffee
Autor(es): SILVA, Luiz Benzoni de Oliveira e
Orientador(es): CARVALHO, Luciana
Outro(s) contribuidor(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
LUCIETTO, Renata Pierri
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Café;Exportação
Data do documento: 3-Jul-2015
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Luiz Benzoni de Oliveira e. Os desafios na exportação do café brasileiro, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015.
Resumo: Há muitos anos o Brasil vem se mantendo como o maior produtor e exportador de café mundialmente, no entanto, ainda não detém tecnologia e incentivos necessários para que possa agregar mais valor a este produto nas exportações. Ampliar a exportação de café processado face ao volume de exportações de café verde (commodity), otimizaria significativamente a receita obtida com esta atividade, no entanto, há muitas limitações concernentes a essa prática. Tentativas efetivas têm sido desencorajadas por um mercado interno grande e estável, pelos altos riscos associados ao mercado internacional, bem como sua burocracia. Este estudo visa, portanto, a apresentar a deficiência da indústria brasileira de café processado no âmbito do comércio internacional, a qual pode ainda ser aprimorada e explorada mais a fundo. Dessa forma, no primeiro capítulo são apresentadas as espécies de café e as formas de processamento, bem como dados estatísticos comerciais relacionados, tomando como exemplo a Alemanha, maior exportador de café processado atualmente. O segundo capítulo discorre sobre os diversos entraves que se opõem ao desenvolvimento da atividade exportadora de café processado por empresas torrefadoras brasileiras e medidas que podem ser tomadas para ainda agregar valor ao café. No terceiro capítulo, por sua vez, são apresentadas perspectivas quanto ao futuro do consumo interno e comercialização de café do Brasil no mercado interno e externo. O estudo realizado teve uso do método bibliográfico, consistindo no uso de diversos materiais virtuais e literários, como websites, livros, revistas, teses e dissertações.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24590
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