Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531
Título: Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos
Título(s) alternativo(s): Turnaround Operations: an analysis of ground events at Viracopos International Airport
Autor(es): LIMA, Juliano Henrique de
Orientador(es): WATANABE, Juliana Silva
Outro(s) contribuidor(es): COENTRO, Rita Maria Cunha Leite
MELLO, Luciano José de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade;Aeroportos;Prevenção de acidentes
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: 105
Referência Bibliográfica: LIMA, Juliano Henrique de. Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017.
Resumo: O cenário operacional do lado ar de um aeroporto é composto por um mix de operações, que ocorrem diretamente e indiretamente ao atendimento de aeronaves, estas ações prestadas são denominadas no meio aeronáutico, como atividades de Turnaround. Devido ao grande fluxo destas operações em solo, surgem eventualidades inesperadas em meio a suas práticas, como acidentes e colisões entre equipamentos ou infraestrutura, podendo ocasionar ferimentos e fatalidades com os envolventes nas operações. Para que isso não se torne um fato tangível, deveremos analisar a performance dessas operações em solo, dado que se torna um ato indispensável o estudo das variáveis envolventes desse cenário, para ser possível o estudo dos envolventes dessas operações, o trabalho será realizado por meio de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo. O método de delineamento utilizado será por meio de estudo de caso, com base nas revisões bibliográficas, levantamento de dados documentais do aeroporto, onde serão classificados e tipificados, após analisar de forma qualitativa, através da ferramenta de qualidade intitulada de Diagrama de Ishikawa e verificar as possíveis causas-raízes das ocorrências em solo, e para refinar o estudo os dados passará por priorização de problemas para que possamos chegar o mais próximo do gerador da causa irregular. Com a aplicação do Diagrama de Ishikawa e a priorização dos problemas, aplicado pela matriz de priorização SETFI, podemos chegar a resultados indispensáveis para um plano de ação, seja ela mitigadora; preventiva ou imediata para os problemas na área do lado AR do aeroporto.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANO HENRIQUE DE LIMA.pdf
  Restricted Access
3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.