Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531
Título: | Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos |
Título(s) alternativo(s): | Turnaround Operations: an analysis of ground events at Viracopos International Airport |
Autor(es): | LIMA, Juliano Henrique de |
Orientador(es): | WATANABE, Juliana Silva |
Outro(s) contribuidor(es): | COENTRO, Rita Maria Cunha Leite MELLO, Luciano José de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ferramentas da qualidade;Aeroportos;Prevenção de acidentes |
Data do documento: | 6-Dez-2017 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | LIMA, Juliano Henrique de. Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017. |
Resumo: | O cenário operacional do lado ar de um aeroporto é composto por um mix de operações, que ocorrem diretamente e indiretamente ao atendimento de aeronaves, estas ações prestadas são denominadas no meio aeronáutico, como atividades de Turnaround. Devido ao grande fluxo destas operações em solo, surgem eventualidades inesperadas em meio a suas práticas, como acidentes e colisões entre equipamentos ou infraestrutura, podendo ocasionar ferimentos e fatalidades com os envolventes nas operações. Para que isso não se torne um fato tangível, deveremos analisar a performance dessas operações em solo, dado que se torna um ato indispensável o estudo das variáveis envolventes desse cenário, para ser possível o estudo dos envolventes dessas operações, o trabalho será realizado por meio de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo. O método de delineamento utilizado será por meio de estudo de caso, com base nas revisões bibliográficas, levantamento de dados documentais do aeroporto, onde serão classificados e tipificados, após analisar de forma qualitativa, através da ferramenta de qualidade intitulada de Diagrama de Ishikawa e verificar as possíveis causas-raízes das ocorrências em solo, e para refinar o estudo os dados passará por priorização de problemas para que possamos chegar o mais próximo do gerador da causa irregular. Com a aplicação do Diagrama de Ishikawa e a priorização dos problemas, aplicado pela matriz de priorização SETFI, podemos chegar a resultados indispensáveis para um plano de ação, seja ela mitigadora; preventiva ou imediata para os problemas na área do lado AR do aeroporto. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANO HENRIQUE DE LIMA.pdf Restricted Access | 3.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.