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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | WATANABE, Juliana Silva | - |
dc.contributor.author | LIMA, Juliano Henrique de | - |
dc.contributor.other | COENTRO, Rita Maria Cunha Leite | - |
dc.contributor.other | MELLO, Luciano José de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T15:51:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T15:51:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Juliano Henrique de. Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Logística Aeroportuária) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24531 | - |
dc.description.abstract | O cenário operacional do lado ar de um aeroporto é composto por um mix de operações, que ocorrem diretamente e indiretamente ao atendimento de aeronaves, estas ações prestadas são denominadas no meio aeronáutico, como atividades de Turnaround. Devido ao grande fluxo destas operações em solo, surgem eventualidades inesperadas em meio a suas práticas, como acidentes e colisões entre equipamentos ou infraestrutura, podendo ocasionar ferimentos e fatalidades com os envolventes nas operações. Para que isso não se torne um fato tangível, deveremos analisar a performance dessas operações em solo, dado que se torna um ato indispensável o estudo das variáveis envolventes desse cenário, para ser possível o estudo dos envolventes dessas operações, o trabalho será realizado por meio de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo. O método de delineamento utilizado será por meio de estudo de caso, com base nas revisões bibliográficas, levantamento de dados documentais do aeroporto, onde serão classificados e tipificados, após analisar de forma qualitativa, através da ferramenta de qualidade intitulada de Diagrama de Ishikawa e verificar as possíveis causas-raízes das ocorrências em solo, e para refinar o estudo os dados passará por priorização de problemas para que possamos chegar o mais próximo do gerador da causa irregular. Com a aplicação do Diagrama de Ishikawa e a priorização dos problemas, aplicado pela matriz de priorização SETFI, podemos chegar a resultados indispensáveis para um plano de ação, seja ela mitigadora; preventiva ou imediata para os problemas na área do lado AR do aeroporto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuária | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas da qualidade | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de acidentes | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Operações de Turnaround: uma análise das ocorrências de solo do aeroporto Internacional de Viracopos | pt_BR |
dc.title.alternative | Turnaround Operations: an analysis of ground events at Viracopos International Airport | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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