Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24362
Título: Trading Companies como estratégia inicial de exportação
Título(s) alternativo(s): Trading Companies as an initial export strategy
Autor(es): SILVA, Laiza Ramalho da
Orientador(es): TOLEDO, Jerusa Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
DEGRANDI, Jéssica
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Exportação;Competitividade
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Laiza Ramalho da. Trading Companies como estratégia inicial de exportação, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.
Resumo: Com a busca incessante de crescimento e desenvolvimento por parte das empresas para gerar cada vez mais competitividade, muitas vezes o mercado doméstico já não é mais suficiente. Nesse caso, as empresas podem optar por atingir o mercado internacional exportando seus produtos. O cenário das exportações brasileiras, representado neste trabalho pela evolução das exportações, perfil dos produtos exportados e número de empresas exportadoras, mostra o quanto o processo de exportação pode ser trabalhoso, pois requer planejamento e estudos prévios, uma vez que os ganhos podem ter a mesma proporção dos riscos. Existem duas formas de exportar apresentadas nesse trabalho: a exportação direta e a indireta. A exportação direta é quando a empresa produtora vende seus produtos no exterior, ou seja, sem intermediários. Já a exportação indireta passa por intermédios, como por exemplo de uma Trading Company. Essa parceria comercial poderá alavancar a marca da empresa no exterior sem que a empresa produtora necessite efetuar elevados investimentos com pessoal especializado em exportação. Além disso, se a mesma não possuir experiência com um mercado tão vasto como o internacional, os riscos dessa operação serão minimizados ou até mesmo transferidos. Este trabalho, por meio da pesquisa qualitativa, tem como objetivo estudar sobre a importância da exportação via Trading Companies, unindo informações teóricas de livros, artigos, sites relacionados ao comércio exterior e, posteriormente, fazendo um estudo de caso, através de perguntas para empresas exportadoras e não exportadoras, afim de verificar quais suas ideias a respeito da exportação indireta.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24362
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laiza Ramalho da Silva.pdf
  Restricted Access
548.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.