Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24361
Título: A auto percepção dos alunos de comércio exterior da faculdade de tecnologia de Indaiatuba e a inter-relação com mercado de trabalho na região metropolitana de Campinas
Título(s) alternativo(s): The self-perception of foreign trade students at the Indaiatuba faculty of technology and the interrelationship with the job market in the metropolitan region of Campinas
Autor(es): BORBA, Keila Jamile
Orientador(es): SARTORI, Elisiane
Outro(s) contribuidor(es): FERRETTI, Jane Shirley Escodro
POMPEU, Silma Carneiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Conhecimento;Evolução tecnológica;Mercado de trabalho
Data do documento: 22-Jun-2016
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BORBA, Keila Jamile. A auto percepção dos alunos de comércio exterior da faculdade de tecnologia de Indaiatuba e a inter-relação com mercado de trabalho na região metropolitana de Campinas, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.
Resumo: No atual cenário globalizado, o Brasil é um dos integrantes do acrônimo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), denominados como países emergentes ou em desenvolvimento, os quais nas últimas décadas destacaram-se pelo seu vertiginoso crescimento econômico e força política em âmbito mundial. Diante do contexto histórico do Brasil, diversos fatores contribuíram para moldá-lo nos parâmetros atuais, assim, apesar da nação possuir forte impacto no mercado externo, a qualidade da educação do país sempre foi um aspecto importante a ser ressaltado, quando se questiona algumas limitações do seu crescimento em comparação com outros países. Com base nessa premissa, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a auto percepção dos alunos frente à educação tecnológica e a sua inter-relação com o mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre conversão do conhecimento, além da aplicação de uma pesquisa de campo realizada com os alunos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Além de apontar as dificuldades e os fatores que interferem no aprendizado desses estudantes buscou-se, portanto, deixar explicita as melhorias e mostrar a percepção dos alunos quanto à aplicabilidade do curso em seu ambiente de trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24361
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keila Jamile Borba.pdf
  Restricted Access
1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.