Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSARTORI, Elisiane-
dc.contributor.authorBORBA, Keila Jamile-
dc.contributor.otherFERRETTI, Jane Shirley Escodro-
dc.contributor.otherPOMPEU, Silma Carneiro-
dc.date.accessioned2024-09-27T15:37:56Z-
dc.date.available2024-09-27T15:37:56Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.citationBORBA, Keila Jamile. A auto percepção dos alunos de comércio exterior da faculdade de tecnologia de Indaiatuba e a inter-relação com mercado de trabalho na região metropolitana de Campinas, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24361-
dc.description.abstractNo atual cenário globalizado, o Brasil é um dos integrantes do acrônimo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), denominados como países emergentes ou em desenvolvimento, os quais nas últimas décadas destacaram-se pelo seu vertiginoso crescimento econômico e força política em âmbito mundial. Diante do contexto histórico do Brasil, diversos fatores contribuíram para moldá-lo nos parâmetros atuais, assim, apesar da nação possuir forte impacto no mercado externo, a qualidade da educação do país sempre foi um aspecto importante a ser ressaltado, quando se questiona algumas limitações do seu crescimento em comparação com outros países. Com base nessa premissa, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a auto percepção dos alunos frente à educação tecnológica e a sua inter-relação com o mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre conversão do conhecimento, além da aplicação de uma pesquisa de campo realizada com os alunos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Além de apontar as dificuldades e os fatores que interferem no aprendizado desses estudantes buscou-se, portanto, deixar explicita as melhorias e mostrar a percepção dos alunos quanto à aplicabilidade do curso em seu ambiente de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA auto percepção dos alunos de comércio exterior da faculdade de tecnologia de Indaiatuba e a inter-relação com mercado de trabalho na região metropolitana de Campinaspt_BR
dc.title.alternativeThe self-perception of foreign trade students at the Indaiatuba faculty of technology and the interrelationship with the job market in the metropolitan region of Campinaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keila Jamile Borba.pdf
  Restricted Access
1.9 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.