Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24299
Título: | Análise dos estilos de aprendizagem de Felder: estudo comparativo entre cursos de tecnologia da FATEC ID |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of Felder's learning styles: comparative study between FATEC ID technology courses |
Autor(es): | ROSA, Suelen da Cruz |
Orientador(es): | SCOMPARIM, Valéria |
Outro(s) contribuidor(es): | DIAS, Eliane Zambon Victorelli BATTISTI, Viviane Di |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino;Tecnologia;Aprendizagem |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | ROSA, Suelen da Cruz. Análise dos estilos de aprendizagem de Felder: estudo comparativo entre cursos de tecnologia da FATEC ID, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Resumo: | A relação professor-aluno tem sido alvo de inúmeras pesquisas na educação, a fim de identificar e solucionar os possíveis problemas que decorrem das metodologias de ensino novas e/ou tradicionais. Uma das ferramentas utilizadas para tais pesquisas se dá pela identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos, o que permite adequar tais metodologias utilizadas pelos professores, seja em qual for o nível de ensino utilizado como ambiente de coleta dos dados. Desta forma, este artigo visa levantar e identificar os estilos de aprendizagem, com base no modelo de Felder e Soloman, dos alunos dos cursos de tecnologia Gestão Empresarial e Redes de Computadores, da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Para tanto, um estudo comparativo foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário/formulário eletrônicos entre os alunos dos respectivos cursos, obtendo-se resultados dos estilos predominantes, a partir da metodologia aplicada. Contudo, a identificação desses estilos presentes, análises dos resultados coletados oriundos das respostas suas e características observadas, auxiliam na busca por melhorias neste âmbito, para assim, consequentemente, levar os alunos ao maior nível de aprendizado e a faculdade a buscar atingir seus objetivos como instituição de ensino para formação de profissionais competentes, motivo pelo qual cursos de tecnologia foram introduzidos na educação superior brasileira. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24299 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUELEN DA CRUZ ROSA.pdf Restricted Access | 456.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.