Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23879
Título: | Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna. |
Título(s) alternativo(s): | Communication in public elementary schools in the city of Indaiatuba: an analysis of everyday problems faced in internal communication |
Autor(es): | ROSA, Janaina Sousa |
Orientador(es): | MARQUES, José Luiz |
Outro(s) contribuidor(es): | RODRIGUES, Talita Annunciato MIRANDA, Jacimara Martins de Siqueira |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Educação;Comunicação interna |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | ROSA, Janaina Sousa. Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi identificar no processo de comunicação interna de três escolas de ensino fundamental do município de Indaiatuba, o canal de comunicação a gestão, a coordenação e a secretaria utilizam para se comunicarem com os professores, classificá-los por departamentos, e aplicação de um questionário aos professores para que, baseado na análise dos dados, identificar em qual fase do processo ocorrem os ruídos que interferem na fluidez do processo, comprometendo a clareza e objetividade das informações. Como metodologia utilizada para o trabalho, dividiu-se o mesmo em duas partes: a primeira pela revisão bibliográfica para fundamentação e conceituação teórica do assunto, por meio de consultas a livros, artigos da internet, monografias, dissertações de mestrado que tratavam sobre o mesmo assunto, bem como consultas a regimentos internos, legislação específica, site da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba e a segunda parte foi a aplicação do questionário destinado aos professores de três escolas municipais de ensino fundamental de Indaiatuba, contendo 10 questões fechadas com o qual foi possível perceber que o canal de comunicação interna utilizado pelas escolas é suficiente e que os ruídos se dão nas relações interpessoais por meio das interpretações das informações recebidas, distorcendo-as. É interessante pensar no estabelecimento de uma política de comunicação interna com diretrizes claras e específicas para diminuição dos ruídos e garantir a fluidez das informações nas Unidades escolares. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23879 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Janaina Sousa Rosa.pdf Restricted Access | 946.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.