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Título: Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna.
Título(s) alternativo(s): Communication in public elementary schools in the city of Indaiatuba: an analysis of everyday problems faced in internal communication
Autor(es): ROSA, Janaina Sousa
Orientador(es): MARQUES, José Luiz
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Talita Annunciato
MIRANDA, Jacimara Martins de Siqueira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação;Comunicação interna
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ROSA, Janaina Sousa. Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi identificar no processo de comunicação interna de três escolas de ensino fundamental do município de Indaiatuba, o canal de comunicação a gestão, a coordenação e a secretaria utilizam para se comunicarem com os professores, classificá-los por departamentos, e aplicação de um questionário aos professores para que, baseado na análise dos dados, identificar em qual fase do processo ocorrem os ruídos que interferem na fluidez do processo, comprometendo a clareza e objetividade das informações. Como metodologia utilizada para o trabalho, dividiu-se o mesmo em duas partes: a primeira pela revisão bibliográfica para fundamentação e conceituação teórica do assunto, por meio de consultas a livros, artigos da internet, monografias, dissertações de mestrado que tratavam sobre o mesmo assunto, bem como consultas a regimentos internos, legislação específica, site da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba e a segunda parte foi a aplicação do questionário destinado aos professores de três escolas municipais de ensino fundamental de Indaiatuba, contendo 10 questões fechadas com o qual foi possível perceber que o canal de comunicação interna utilizado pelas escolas é suficiente e que os ruídos se dão nas relações interpessoais por meio das interpretações das informações recebidas, distorcendo-as. É interessante pensar no estabelecimento de uma política de comunicação interna com diretrizes claras e específicas para diminuição dos ruídos e garantir a fluidez das informações nas Unidades escolares.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23879
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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