Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, José Luiz | - |
dc.contributor.author | ROSA, Janaina Sousa | - |
dc.contributor.other | RODRIGUES, Talita Annunciato | - |
dc.contributor.other | MIRANDA, Jacimara Martins de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T18:57:55Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T18:57:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Janaina Sousa. Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23879 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho foi identificar no processo de comunicação interna de três escolas de ensino fundamental do município de Indaiatuba, o canal de comunicação a gestão, a coordenação e a secretaria utilizam para se comunicarem com os professores, classificá-los por departamentos, e aplicação de um questionário aos professores para que, baseado na análise dos dados, identificar em qual fase do processo ocorrem os ruídos que interferem na fluidez do processo, comprometendo a clareza e objetividade das informações. Como metodologia utilizada para o trabalho, dividiu-se o mesmo em duas partes: a primeira pela revisão bibliográfica para fundamentação e conceituação teórica do assunto, por meio de consultas a livros, artigos da internet, monografias, dissertações de mestrado que tratavam sobre o mesmo assunto, bem como consultas a regimentos internos, legislação específica, site da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba e a segunda parte foi a aplicação do questionário destinado aos professores de três escolas municipais de ensino fundamental de Indaiatuba, contendo 10 questões fechadas com o qual foi possível perceber que o canal de comunicação interna utilizado pelas escolas é suficiente e que os ruídos se dão nas relações interpessoais por meio das interpretações das informações recebidas, distorcendo-as. É interessante pensar no estabelecimento de uma política de comunicação interna com diretrizes claras e específicas para diminuição dos ruídos e garantir a fluidez das informações nas Unidades escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação interna | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Comunicação nas escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Indaiatuba: uma análise sobre os problemas cotidianos enfrentados na comunicação interna. | pt_BR |
dc.title.alternative | Communication in public elementary schools in the city of Indaiatuba: an analysis of everyday problems faced in internal communication | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janaina Sousa Rosa.pdf Restricted Access | 946.81 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.