Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23558
Título: Análise forense sobre dificuldade de recuperação em discos magnéticos e eletrônicos
Título(s) alternativo(s): Forensic analysis on recovery difficulty on magnetic and electronic disks
Autor(es): BRITO, Claudete de
Orientador(es): MUNHOZ, Michel Moron
Outro(s) contribuidor(es): ARANTES, Janaine Cristiane de Souza
SOUZA, Sidnei Rocha de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sistemas operacionais;Processamento de arquivos
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BRITO, Claudete de. Análise forense sobre dificuldade de recuperação em discos magnéticos e eletrônicos, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: A engenharia da computação é uma área que estuda e cria frequentes atualizações tecnológicas, tendo como eixo central os aprimoramentos dos conhecimentos sobre dispositivos elétricos, mas é preciso reconhecer também que a era da informação é composta por múltiplos componentes de software, desde sistemas operacionais, bancos de dados, e mais recentes evoluções em inteligência artificial e seus derivativos como o machine learning e o deep learning. Os criminosos, atraídos pelos grandes retornos e facilidades de acesso de sistemas computacionais rasos, se especializam e recrutam comparsas, fortificando suas estratégias. Caso o ataque se concretize, é necessário saber o que aconteceu, para evitá-lo no futuro, criando uma investigação, a qual, muitas vezes, passa pela Perícia Forense Computacional para que haja uma conclusão, e permita que a brecha explorada seja fechada. Baseado nesse contexto, o objetivo é verificar se o nível de dificuldade de recuperação de arquivos em discos magnéticos é maior do que em eletrônicos. A metodologia consistiu na realização de testes em HDs (magnéticos) versus Pen Drives e SSDs (eletrônicos). Os resultados obtidos foram que as ferramentas escolhidas serviram bem aos seus propósitos, porém, foi bem nítido que a Autopsy possui mais funcionalidades. Os testes não contemplaram o ciclo completo das análises forenses, uma vez que não houve a preocupação com os processos de coleta por meio de hash, focando apenas na recuperação dos arquivos e seus níveis de dificuldade caracterizada pelas ferramentas escolhidas. Os resultados mostram que objetivo foi atingido, pois a recuperação em discos eletrônicos mostrou-se mais simples do que em discos magnéticos com todas as ferramentas aplicadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23558
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDETE DE BRITO.pdf
  Restricted Access
951.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.