Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23346
Título: | A importância da inserção da libras no currículo do profissional de secretariado para realização de um atendimento inclusivo. |
Título(s) alternativo(s): | The importance of including Libras in the secretarial professional's CV to provide inclusive service. |
Autor(es): | MOTA, Ana Camila de Almeida GARCIA, Danielle Cristina da Silva ALMEIDA, Karen Karoline SOUZA, Poliany Cardoso de LIMA, Roberta dos Santos |
Orientador(es): | LOPES, Vivien dos Santos Carneiro |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Fatima Peres da CARVALHO, Mariele Cogo Pessoa de LOPES, Vivien dos Santos Carneiro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Pessoas com deficiência auditiva;Língua brasileira de sinais;Inclusão social |
Data do documento: | Dez-2018 |
Editor: | 138 |
Referência Bibliográfica: | MOTA, Ana Camila de Almeida; GARCIA, Danielle Cristina da Silva; ALMEIDA, Karen Karoline; SOUZA, Poliany Cardoso de; LIMA, Roberta dos Santos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Secretariado) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2018. |
Resumo: | O problema representado no presente trabalho se situa no eixo
tecnológico de Gestão e Negócios. Ele se refere a falta de capacitação de
secretários para atender pessoas surdas, excluindo-as do direito de um atendimento
de qualidade. Os surdos já enfrentam dificuldades que envolvem preconceito e
exclusão social, na educação e na saúde, sendo tratados como seres inferiores. A
falta de conhecimento de LIBRAS dos profissionais de atendimento agrava a
situação de inferiorização e traz a visão de incapacidade do sujeito. Com o objetivo
de expor a importância da capacitação dos profissionais de secretariado para
realização do atendimento a surdos utilizou-se a metodologia de pesquisas
quantitativas e qualitativas, além de entrevistas com secretárias e outros
profissionais de atendimento e pessoas surdas. Após isso, foram realizadas as
análises e elaboração de gráficos, utilizando as informações na discussão. Ao final
de tudo pode-se concluir que a capacitação dos profissionais com o aprendizado em
LIBRAS permite que se diminua as exclusões a surdos no atendimento. The problem represented in the present work lies in the technological axis of Management and Business. It refers to the secretaries' lack of training to meet deaf people, excluding them from the right to a quality care. The deaf already face difficulties that include prejudice and social exclusion, in education and health areas, being treated as inferior beings. The lack of LIBRAS' knowledge of care professionals aggravates the situation of inferiority and brings the view of incapacity of the subject. With the objective of exposing the importance of the secretarial professionals training to perform the care of deaf people, the methodology of quantitative and qualitative questionary was used, as well as interviews with secretaries, other health professionals and deaf people. After that charts were elaborated and analyzed, using the information in the discussion. At last it can be concluded that the training of professionals by learning LIBRAS allows the reduction of the exclusions to the deaf in the service. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23346 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importância da inserção da libras no currículo do profissional de secretariado..pdf Restricted Access | 381.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.