Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLOPES, Vivien dos Santos Carneiro-
dc.contributor.authorMOTA, Ana Camila de Almeida-
dc.contributor.authorGARCIA, Danielle Cristina da Silva-
dc.contributor.authorALMEIDA, Karen Karoline-
dc.contributor.authorSOUZA, Poliany Cardoso de-
dc.contributor.authorLIMA, Roberta dos Santos-
dc.contributor.otherSILVA, Fatima Peres da-
dc.contributor.otherCARVALHO, Mariele Cogo Pessoa de-
dc.contributor.otherLOPES, Vivien dos Santos Carneiro-
dc.date.accessioned2024-09-06T17:46:33Z-
dc.date.available2024-09-06T17:46:33Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMOTA, Ana Camila de Almeida; GARCIA, Danielle Cristina da Silva; ALMEIDA, Karen Karoline; SOUZA, Poliany Cardoso de; LIMA, Roberta dos Santos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Secretariado) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23346-
dc.description.abstractO problema representado no presente trabalho se situa no eixo tecnológico de Gestão e Negócios. Ele se refere a falta de capacitação de secretários para atender pessoas surdas, excluindo-as do direito de um atendimento de qualidade. Os surdos já enfrentam dificuldades que envolvem preconceito e exclusão social, na educação e na saúde, sendo tratados como seres inferiores. A falta de conhecimento de LIBRAS dos profissionais de atendimento agrava a situação de inferiorização e traz a visão de incapacidade do sujeito. Com o objetivo de expor a importância da capacitação dos profissionais de secretariado para realização do atendimento a surdos utilizou-se a metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, além de entrevistas com secretárias e outros profissionais de atendimento e pessoas surdas. Após isso, foram realizadas as análises e elaboração de gráficos, utilizando as informações na discussão. Ao final de tudo pode-se concluir que a capacitação dos profissionais com o aprendizado em LIBRAS permite que se diminua as exclusões a surdos no atendimento.pt_BR
dc.description.abstractThe problem represented in the present work lies in the technological axis of Management and Business. It refers to the secretaries' lack of training to meet deaf people, excluding them from the right to a quality care. The deaf already face difficulties that include prejudice and social exclusion, in education and health areas, being treated as inferior beings. The lack of LIBRAS' knowledge of care professionals aggravates the situation of inferiority and brings the view of incapacity of the subject. With the objective of exposing the importance of the secretarial professionals training to perform the care of deaf people, the methodology of quantitative and qualitative questionary was used, as well as interviews with secretaries, other health professionals and deaf people. After that charts were elaborated and analyzed, using the information in the discussion. At last it can be concluded that the training of professionals by learning LIBRAS allows the reduction of the exclusions to the deaf in the service.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher138pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância da inserção da libras no currículo do profissional de secretariado para realização de um atendimento inclusivo.pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of including Libras in the secretarial professional's CV to provide inclusive service.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Importância da inserção da libras no currículo do profissional de secretariado..pdf
  Restricted Access
381.54 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.