Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23251
Título: A influência da medida protetiva na guarda e visitas à menores
Título(s) alternativo(s): The influence of protective measures on custody and visitation of minors
Autor(es): SANTOS, Edvânia Thalia Alves dos
FARIAS, Júlya Vitória Barreto de
MIRANDA, Kaio Vitor da Silva
CAMPOS, Manuella Salvador Paula de
MADONA, Thaissa Mariano
Orientador(es): MAGALHÃES, Patrícia Campos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Guarda compartilhada;Violência na família
Data do documento: 24-Jun-2024
Editor: 068
Referência Bibliográfica: SANTOS, Edvânia Thalia Alves dos; FARIAS, Júlya Vitória Barreto de; MIRANDA, Kaio Vitor da Silva; CAMPOS , Manuella Salvador Paula de; MADONA, Thaissa Mariano. A influência da medida protetiva na guarda e visitas à menores. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Serviços Jurídicos) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2024.
Resumo: A proteção de menores em situações de risco e vulnerabilidade, destaca a importância das medidas protetivas para garantir a segurança e o bem-estar das crianças em ambientes familiares prejudiciais. Explora-se a relação entre medidas protetivas, guarda e visitas dos menores, com foco na guarda compartilhada como regra no Brasil desde 2014, e os desafios enfrentados quando há medida protetiva contra um dos genitores. Assim, a pesquisa realizada envolveu a verificação da legislação válida, a jurisprudência correspondente e doutrinas sobre o tema. Destacam-se conceitos como poder familiar, tipos de guarda e direito de visita, elucidando suas nuances legais e implicações práticas. Além disso, são exploradas as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, visando assegurar a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, e como essas medidas podem impactar a convivência dos menores com o genitor alvo da medida. Também são apresentados os direitos das mulheres e dos menores, conforme estabelecidos em leis como a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A aplicação das medidas protetivas exige equilíbrio entre a proteção dos direitos dos menores e a garantia do devido processo legal, visando sempre o melhor interesse da criança. A abordagem multidisciplinar e a consideração das particularidades de cada caso são fundamentais para encontrar soluções que promovam a segurança e o bem-estar das crianças em situações de conflito familiar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de técnico em serviços jurídicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23251
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.