Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22987
Título: Gestão de resíduos sólidos alimentícios para empreendedores domésticos
Título(s) alternativo(s): Solid food waste management for home entrepreneurs
Autor(es): RUSSO, Cláudio Cesar
Orientador(es): BICALHO, Simone Tiemi Taketa
Outro(s) contribuidor(es): SERRANO, Alexandre
LISBOA, Maria Fernanda Grosso
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Resíduos sólidos;Sustentabilidade;Compostagem;Logística reversa
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: RUSSO, Cláudio Cesar. Gestão de resíduos sólidos alimentícios para empreendedores domésticos, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: Com a Sustentabilidade em alta é fundamental discutir o assunto, tanto no âmbito social, quanto empresarial. Este trabalho tem como tema a Gestão de Resíduos Alimentícios para Empreendedores Domésticos. É de suma importância que tenhamos conhecimento que o descarte inadequado de tais resíduos pode contribuir com sérios problemas ao meio ambiente e consequentemente à nossa saúde. É fundamental saber quais medidas devem ser tomadas para evitar o descarte inapropriado, bem como o desperdício de alimentos e a partir disso, direcionar planejamentos que otimizem os processos, além de promover ações que minimizem os impactos ao meio ambiente, que incluem práticas sustentáveis. O objetivo do trabalho foi mapear a gestão de resíduos sólidos gerados pelo empreendedor doméstico de produtos alimentícios de Indaiatuba/SP, e promover as práticas da Logística Verde que podem ser aplicadas pelos empreendedores, além de sugerir formas de implementação e motivá-los a analisar e avaliar as melhores formas de utilizar seus recursos, ponderando a importância que cada empreendedor assume tanto no âmbito social, quanto empresarial. Foi realizada uma pesquisa descritiva com levantamento de dados por meio de questionários à comunidade quanto à gestão de resíduos sólidos alimentícios. Houve 160 respondentes em 4 dias de coleta, no mês de outubro de 2020. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Como resultado, percebe-se que a maioria dos participantes, embora estejam cientes da importância em reaproveitar os resíduos, não possuem a preocupação e nem a ação de destinar corretamente os resíduos sólidos orgânicos, nem nos benefícios que poderia lhes proporcionar. Com isso, conclui-se que é preciso realizar uma maior promoção do uso integral dos alimentos e conscientização sobre as consequências que os descartes inadequados podem causar a saúde e ao meio ambiente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22987
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIO CESAR RUSSO.pdf
  Restricted Access
2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.