Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22906
Título: Comércio eletrônico: um passo para o futuro
Título(s) alternativo(s): E-commerce: a step into the future
Autor(es): ROSA, Bárbara
Orientador(es): LOPES, José Renato de Siqueira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Data do documento: Nov-2000
Editor: 004
Referência Bibliográfica: ROSA, Bárbara. Comércio eletrônico: um passo para o futuro, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2000.
Resumo: A globalização econômica teve importante desenvolvimento após a II Guerra mundial, impulsionada por três fenômenos sucessivos: • A internacionalização do comércio, que desde os anos 50 cresceu mais rapidamente do que a produção. • A internacionalização do fluxo de capital, que a partir dos anos 80 teve crescimento superior ao do comércio. • A mundialização do fluxo de informações que é baseado na revolução científico-técnica, teve participação fundamental no conhecimento científico dentro da organização comercial e produtiva. Seu crescimento é muito superior ao da internacionalização do comércio e do fluxo de capital. Para participarem de forma mais intensa e competitiva da globalização, os países foram formando blocos econômicos, investindo de forma importante em ciência e tecnologia e promovendo a participação de suas empresas no mercado mundial, atualmente voltado para a era da informação. O desenvolvimento em tecnologias promoveu a emergência da informática, que possibilitou na década de 80 o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, o comércio via Internet, com substancial desenvolvimento na década 90, e expectativas muito promissoras de crescimento para os próximos anos. A exclusividade do uso da Internet nas universidades e nos órgãos institucionais, foi gradativamente vencida. A iniciativa privada teve acesso a rede, com a possibilidade de diminuição de custos. As facilidades na compra e venda via Internet, que ignora as barreiras alfandegárias, impôs a busca de novas soluções de controle fiscal, assim como uma regulamentação comum para o CE (Comércio Eletrônico). Os especialistas nesta área preveem uma revolução trazida com esta forma de comercialização, que transformará as relações comerciais e as formas de pagamento, tornando as barreiras geográficas inexpressíveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22906
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20002S_Bárbara Rosa_OD2282.pdf
  Restricted Access
10.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.