Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22600
Título: VADMI: valorização da acessibilidade, didática e metodologia infantil
Autor(es): SANTOS, Jheniffer Alves dos
SILVA, Vitória Nobre
Orientador(es): MEDINA, Janaina Sacomani
Tipo documental: Projeto técnico com memorial descritivo
Palavras-chave: Arquitetura de interiores;Acessibilidade ao meio físico;Inclusão social;Mobiliário infantil
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: 285
Referência Bibliográfica: SANTOS, Jheniffer Alves dos. VADMI: valorização da acessibilidade, didática e metodologia infantil , 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2023.
Resumo: A temática do trabalho foi inspirada a partir de uma vivência familiar da estudante Vitória, ela é uma criança de quatro anos que possuí um atraso no desenvolvimento global, recorrente de uma síndrome desconhecida. Com isso, dificultando sua adaptação, pois a instituição na qual faz parte não promove a infraestrutura visando no desenvolvimento intelectual da criança. Contudo, o objetivo do projeto é frisar a intelectualidade com meios de comunicação alternativos, como também a acessibilidade e inclusão. A princípio, a questão de incluir a acessibilidade no projeto é imprescindível, pois a educação e o desenvolvimento da criança começam nos primeiros anos de vida, dessa forma foi pensado no quanto é importante para seu avanço estar em um espaço social de inclusão, eliminando também dificuldades para adaptação de uma criança que possui alguma carência. Pensando no desenvolvimento individual é nítido que cada criança tem o seu progresso realizado de maneira e tempo diferente, com isso será aplicado no projeto metodologias que visam à melhora na aprendizagem da criança, assim como retratar os estímulos com meios lúdicos e ilustrativos que aprimoram os sentidos. Entretanto, os métodos utilizados para definição do projeto foram o Brainstorm e Designe Thinking, que abordam a resolução de problemas, além da facilitação na organização das ideias contendo cinco etapas essenciais como: empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e teste. Devido à falta de informação sobre a acessibilidade infantil, o desinteresse social pela procura sobre os direitos igualitários é visivelmente baixo, levando em consideração os estereótipos implementados na sociedade, em relação ao real sentido da palavra pensando apenas em uma pessoa que possui uma mobilidade reduzida ou deficiência física. Portanto, a criação da VADMI (Valorização da Acessibilidade e Metodologia Infantil) é uma instituição autoral que será incluída dentro da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), que preza a inserção de normas das quais contemplam alternativas seguras e inclusas para todos os meios.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22600
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designdeinteriores_2023_2_jhenifferalves_valorizacaodaacessibilidade.pdf.pdf5.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.