Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDINA, Janaina Sacomani | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jheniffer Alves dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T19:41:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T19:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jheniffer Alves dos; SILVA, Vitória Nobre. VADMI: valorização da acessibilidade, didática e metodologia infantil , 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22600 | - |
dc.description.abstract | A temática do trabalho foi inspirada a partir de uma vivência familiar da estudante Vitória, ela é uma criança de quatro anos que possuí um atraso no desenvolvimento global, recorrente de uma síndrome desconhecida. Com isso, dificultando sua adaptação, pois a instituição na qual faz parte não promove a infraestrutura visando no desenvolvimento intelectual da criança. Contudo, o objetivo do projeto é frisar a intelectualidade com meios de comunicação alternativos, como também a acessibilidade e inclusão. A princípio, a questão de incluir a acessibilidade no projeto é imprescindível, pois a educação e o desenvolvimento da criança começam nos primeiros anos de vida, dessa forma foi pensado no quanto é importante para seu avanço estar em um espaço social de inclusão, eliminando também dificuldades para adaptação de uma criança que possui alguma carência. Pensando no desenvolvimento individual é nítido que cada criança tem o seu progresso realizado de maneira e tempo diferente, com isso será aplicado no projeto metodologias que visam à melhora na aprendizagem da criança, assim como retratar os estímulos com meios lúdicos e ilustrativos que aprimoram os sentidos. Entretanto, os métodos utilizados para definição do projeto foram o Brainstorm e Designe Thinking, que abordam a resolução de problemas, além da facilitação na organização das ideias contendo cinco etapas essenciais como: empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e teste. Devido à falta de informação sobre a acessibilidade infantil, o desinteresse social pela procura sobre os direitos igualitários é visivelmente baixo, levando em consideração os estereótipos implementados na sociedade, em relação ao real sentido da palavra pensando apenas em uma pessoa que possui uma mobilidade reduzida ou deficiência física. Portanto, a criação da VADMI (Valorização da Acessibilidade e Metodologia Infantil) é uma instituição autoral que será incluída dentro da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), que preza a inserção de normas das quais contemplam alternativas seguras e inclusas para todos os meios. | pt_BR |
dc.description.abstract | The themeoftheworkwasinspiredby a familyexperienceofthestudent Vitória, sheis a four-year-oldchildwhohas a delay in global development, recurrentofanunknownsyndrome. As a result, it hinderstheiradaptation, becausetheinstitution in whichthey are part does notpromotetheinfrastructureaimedattheintellectualdevelopmentofthechild. However, theaimoftheprojectistohighlightintellectualitywithalternativemedia, as well as accessibilityandinclusion. At first, theissueofincludingaccessibility in theprojectisessential, becausethechild'seducationanddevelopmentbegin in thefirstyearsoflife, so it wasthoughtabouthowimportant it is for theiradvancementtobe in a social spaceofinclusion, alsoeliminatingdifficulties for theadaptationof a childwhohas some need. Thinkingabout individual development, it isclearthateachchildhastheirprogresscarried out in a differentwayand time, somethodologiesthataimto improve thechild'slearningwillbeapplied in theproject, as well as portrayingthestimuliwithplayfulandillustrativemeansthatenhancethesenses. However, themethodsusedto define theprojectwere Brainstorm and Design Thinking, whichaddressproblemsolving, in additiontofacilitatingtheorganizationofideascontainingfiveessentialstepssuch as: empathy, problemdefinition, ideation, prototypingandtesting. Duetothelackofinformationaboutchildren'saccessibility, the social disinterest in thesearch for equalrightsisvisiblylow, takingintoaccountthestereotypesimplemented in society, in relationtothe real meaningofthe word thinkingonlyof a personwhohasreducedmobilityorphysicaldisability. Therefore, thecreationof VADMI (ValorizationofAccessibilityandChildren'sMethodology) isanauthorialinstitutionthatwillbeincludedwithinthe FDE (Foundation for theDevelopmentofEducation), whichvaluestheinsertionof standards thatcontemplate safe and inclusive alternatives for allmeans. | en |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Design de Interiores | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 285 | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura de interiores | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Mobiliário infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Cultural e Design | pt_BR |
dc.title | VADMI: valorização da acessibilidade, didática e metodologia infantil | pt_BR |
dc.type | Projeto técnico com memorial descritivo | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
designdeinteriores_2023_2_jhenifferalves_valorizacaodaacessibilidade.pdf.pdf | 5.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.